É mais vantajoso declarar o Imposto de Renda no começo ou no fim do prazo?

Começa hoje (7) o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022. Você poderá enviar a declaração até 29 de abril

imposto | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teve início hoje, segunda-feira (7), o período para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022. Você poderá entregar a declaração até 29 de abril. É obrigado a declarar o IR quem recebeu um total de rendimentos tributáveis (salário, bônus na empresa etc) igual ou maior que R$ 28.559,70 em 2021, entre outros contribuintes.

Leia Mais

Com dois meses para enviar o Imposto de Renda, vale mais a pena fazer isso no começo ou no final do prazo? Declarar o IR no começo é sempre melhor, conforme Samir Choaib, sócio-fundador do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, responsável pelas áreas de planejamento sucessório e tributário.

Imposto de renda (Foto: reprodução)

Assim, sobra tempo para fazer correções ou ir atrás de documentos que faltarem. Especialmente quem tem muitos bens e rendimentos deve começar a preencher a declaração o quanto antes, para ter tempo de colocar as informações com calma no programa. Além disso, a declaração será processada mais cedo e, em caso de restituição, a liberação acontece antes.

Neste ano, a Receita vai pagar a restituição do IR em cinco lotes, do final de maio ao fim de setembro. O primeiro será pago já em 31 de maio. Vale lembrar que idosos e pessoas com alguma deficiência física, mental ou com doença grave têm prioridade para receber a restituição no primeiro lote. "Caso, após a entrega, seja detectado algum equívoco, a declaração poderá ser retificada, sem problema", afirma Choaib.

É vantajoso receber a restituição antes porque você pode usar o dinheiro a seu favor. Se tiver dívidas, pode pagá-las logo e se livrar dos juros mais rapidamente. Se não for o seu caso, você pode investir o dinheiro. Quanto antes aplicar o dinheiro da restituição, mais tempo ele vai ter para render.

O dinheiro da restituição é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic, até ser devolvido ao contribuinte. No entanto, outras aplicações podem render mais, como CDBs que paguem mais do que 100% do CDI, uma taxa muito próxima da Selic.

Vale lembrar que mesmo quem entrega a declaração no início do prazo pode receber a restituição no último lote, se a Receita fizer uma apuração mais cuidadosa. Por isso, é muito importante preencher as informações completas, com atenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES