Economia brasileira cresce 0,6% no terceiro trimestre, afirma IBGE

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta semana que ficaria “satisfeito com qualquer número de 1% a 1,3%”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A economia brasileira cresceu 0,6% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, informou nesta sexta-feira (30) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em valores correntes, o PIB (Produto Interno Bruto) alcançou R$ 1,098 trilhão.

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o crescimento foi de 0,9%. No acumulado deste ano, de janeiro a setembro, a economia cresceu 0,7%.

O resultado veio abaixo do esperado pelo governo e pelo mercado. Pesquisa realizada pela agência de notícias Reuters com 42 economistas indicava crescimento de 1,2% em relação ao segundo trimestre. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta semana que ficaria "satisfeito com qualquer número de 1% a 1,3%".

Apesar de fraca, a expansão trimestral registrada entre julho e setembro foi a melhor desde o primeiro trimestre de 2011 (0,7%) e mostrou uma modesta melhora sobre o desempenho do segundo trimestre.

O IBGE também revisou para baixo os dados do segundo trimestre: de 0,4% para 0,2%. Sobre o desempenho de 2011 todo, o IBGE manteve o crescimento de 2,7%.

Em relação ao 2º tri, indústria sobe 1,1% e agropecuária, 2,5%

Em relação ao segundo trimestre, o maior destaque foi a agropecuária, que cresceu 2,5%, seguida da indústria (1,1%). Os serviços ficaram estáveis.

O crescimento da indústria foi puxado pela indústria de transformação, que se expandiu em 1,5%, e pela construção civil (0,3%). As demais atividades caíram: extrativa mineral (-0,4%) e eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (-0,5%).

Dentre os serviços, registraram crescimento os serviços de informação (0,5%), comércio (0,4%), atividades imobiliárias e aluguel (0,4%) e outros serviços (0,3%).

Na comparação com 2011, agropecuária cresce 3,6% e indústria tomba 0,9%

Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB apresentou crescimento de 0,9% no terceiro trimestre de 2012.

O destaque foi a agropecuária, que cresceu 3,6% neste trimestre em relação a igual período de 2011. Os destaques positivos foram o café e o milho com crescimento de produção (14,5% e 27,1%, respectivamente) e de produtividade.

A indústria, que já havia apresentado queda de 2,4% no trimestre anterior, recuou 0,9%.

O setor de serviços cresceu 1,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Previsão de crescimento cai de 4,5% para 2% em um mês

No ano passado, a economia cresceu 2,7%. Para este ano, a previsão inicial era crescer 4,5%. Porém, os efeitos da crise global foram pesando, e a estimativa foi ficando menos otimista: caiu para 3% em agosto, e para 2% em setembro.

A previsão é ainda mais negativa do ponto de vista do Banco Central, que falou em crescimento de 1,6% em seu relatório de setembro. O mercado financeira espera apenas 1,5%, segundo o último Boletim Focus.

País tem tomado medidas para tentar estimular a economia

Nos últimos meses, o governo tem adotado isenções fiscais e outras medidas para tentar estimular a economia brasileira em meio à crise global.

Administração, saúde e educação pública (0,1%) e transporte, armazenagem e correio (-0,1%) ficaram praticamente estáveis. Intermediação financeira e seguros teve recuo de 1,3%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES