Economia destaca crescimento do mercado de livros digitalizados no BR

Fatia dos e-books aumentou de 1% para 5% no mercado editorial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os e-books ? livros digitais que estão movimentando o mercado editorial no Brasil. Facilidades como controle do tamanho da fonte, opção de compartilhar conteúdo pelas redes sociais e pesquisas on-line, por exemplo, atraem os consumidores. Uma pequena empresa em São Paulo apostou na tecnologia e já apresenta lucros expressivos.

O empresário Greg Bateman veio dos Estados Unidos e começou a digitalizar livros em 2012, mas, na época, os livros digitais ocupavam apenas 1% do mercado editorial. Com a expansão do mercado, a empresa de Greg cresceu 400%, em 2013, e já digitalizou mais de 2.500 livros. A previsão para 2014 é de um desempenho ainda melhor.

Apesar do crescimento nas vendas, o mercado de livros virtuais ainda é pequeno se comparado ao livro impresso. Os digitais representam 5% do faturamento total do mercado editorial.

O programa também mostra o crescimento da indústria têxtil no inverno. Em São Paulo, três empresárias fabricam mil pijamas por mês para adultos e crianças. Regina Castro, a filha Nathália, e a sócia Luciana produzem peças de algodão, flanela, plush e tricolini. O diferencial está nos detalhes: estampas de corujas, bonecos de neve e tigres são recortadas e costuradas.

O preço médio dos pijamas é de R$ 85 (infantil) e R$ 120 (adulto). A margem de lucro da empresa é de mais de 30%. Uma estratégia utilizada pelas empresárias para não depender do clima, já que este é um mercado sazonal, é a fabricação de pijamas de meia estação com tecidos mais leves. Eles são feitos de meia malha, algodão e viscolycra, chegando a custar 30% menos. E para atrais mais clientes, as empresárias montaram uma loja ao lado da fábrica e oferecem pequenos serviços de ajustes gratuitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES