“Economistas prevêem inflação no limite da meta em 2008”, diz pesquisa do BC

Para 2009, a previsão para o IPCA subiu de 4,91% para 5%

"Economistas prevêem inflação no limite da meta em 2008", diz pesquisa do Banco Central | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Economistas e analistas do mercado financeiro aumentaram novamente suas previs?es para a infla??o em 2008, segundo a pesquisa semanal do Banco Central conhecida como relat?rio Focus.

A expectativa para o IPCA (?ndice de Pre?os ao Consumidor Amplo), que serve como meta de infla??o, subiu pela 16? semana seguida. O IPCA deve fechar o ano a 6,48%, acima dos 6,40% esperados at? a semana passada. Se confirmado, o indicador ficaria acima do centro da meta de infla??o para esse ano, que ? de 4,5%, mais ainda dentro do teto da meta, de 6,5%.

Para 2009, a previs?o para o IPCA subiu de 4,91% para 5%.

Os demais indicadores de infla??o pesquisados pela institui??o tamb?m tiveram as proje?es para 2008 elevadas pelo mercado. O maior destaque foram os IGPs, que servem de base para o reajuste de alugu?is e tarifas.

A expectativa do mercado para o IGP-DI (?ndice Geral de Pre?os - Disponibilidade Interna) subiu de 11,41% para 11,66%; o IGP-M (?ndice Geral de Pre?os - Mercado) teve a previs?o aumentada de 11,25% para 11,92%; e o IPC (?ndice de Pre?os ao Consumidor) da Fipe (Funda??o Instituto de Pesquisas Econ?mica) ficaria em 6,51%, ante 6,33% da semana anterior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES