Em meio à crise, consumidor brasileiro aproveita melhor as liquidações nas lojas

O levantamento mostra que as vendas de janeiro deste ano foram 7% maiores

Liquidação em meio a crise | Globo.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumidor brasileiro está sabendo aproveitar melhor as liquidações. É o que diz um levantamento da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop), que concluiu que, apesar da crise, os comerciantes venderam mais em janeiro do que no mesmo período do ano passado, quando a economia estava num de seus melhores momentos.

O levantamento mostra que as vendas de janeiro deste ano foram 7% maiores que as de janeiro de 2008. E, desta vez, o período de liquidação foi esticado porque, apesar do bom movimento do Natal, sobrou estoque.

Nos shoppings, para qualquer lado que se olhe, lá está a palavra tão desejada pelo consumidor: liquidação de todo tipo e tamanho. É a corrida pelos preços baixos.

"Quem não gosta? Sai até 50% a menos, não é verdade?", diz a dona-de-casa Carla Andréa Corrêa.

"A gente espera passar natal para fazer as compras mais pesadas. No Natal a gente dá as lembrancinhas", diz a auditora fiscal Renata Botelho.

Comprar barato todo mundo quer, esteja a economia em crise ou não. Mas o que a pesquisa também mostra é que o consumidor brasileiro está cada vez mais atendo às melhores oportunidades para ir às compras.

"Ele vai se estruturando, ele vai racionalizando seu poder de compra, porque ele já passou por experiências anteriores e sabe como usufruir melhor de uma possibilidade de compra", diz Luiz Afonso Ildefonso da Silva, da Alshop.

E a consumidora que virou especialista dá até uma de economista: "Trabalhando o dinheiro vem mais também. E aí o dinheiro gira no mercado, todo mundo vende, todo mundo presta serviço, nos gastamos, e é uma roda eterna", ensina a diretora comercial Vanessa Albuquerque.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES