Em meio à pandemia, Brasil tem 43 shoppings reabertos

Apesar da disseminação do coronavírus, centros de compra voltaram a funcionar em 19 cidades; redes varejistas também testam retorno

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto alguns estados assistem o sistema de saúde local entrar em colapso, o  relaxamento das medidas de isolamento social em várias regiões do Brasil já se reflete no setor de varejo. Na última quarta-feira, 22, o setor contabilizava 43 shopping centers reabertos em 19 cidades. Até semana passada, todos os 577 centros de compras do País permaneciam fechados. 

Em reprodução / Blumenau

"O cenário está mudando rapidamente", relata o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai. "Ainda há muita confusão e incerteza porque a suspensão dos decretos não acontece de maneira organizada. Em cada região é uma realidade", explica.

O presidente da Abrasce estima que, em maio, a maioria ou todos os shoppings já estejam abertos.

A BRMalls, líder do mercado de shopping centers no País, reabriu 2 das 31 unidades de sua rede, acompanhando a suspensão dos decretos que proibiam o funcionamento durante a pandemia em Campo Grande (MS) e Caxias do Sul (RS). Mas, nas outras praças, o clima ainda é de incerteza. "Não faremos nenhuma reabertura sem estarmos alinhados com as determinações de prefeituras e governos estaduais. Então, infelizmente, não temos como precisar quando será a continuação dessa reabertura. Depende do poder público", afirma a diretora comercial da BRMalls, Jini Nogueira.

A grande expectativa dos comerciantes é voltar a atender o público antes do Dia das Mães, no fim de semana de 10 de maio. Na quarta, a Federação das Associações Comerciais do Estado São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgaram comunicado em que pedem para que o comércio seja parcialmente reaberto a partir do dia 1.º de maio. Na semana passada, o governador, João Doria (PSDB), anunciou que só a partir de 11 de maio será feito o relaxamento da quarentena no Estado. 

Nos shoppings reabertos, o funcionamento segue regras específicas dos decretos locais, como funcionamento em horário reduzido (entre 12h e 20h), praça de alimentação com menos mesas, e fechamento dos cinemas por enquanto. "As pessoas foram aos shoppings que reabriram. Temos tido relatos de que o movimento é positivo. É um fluxo bem menor que o normal, como esperado, mas positivo", disse Humai.

Varejistas

A varejista Riachuelo anunciou que vai reabrir seis lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais ainda nesta semana. As lojas respondem por 2% das unidades da varejista no País. Segundo a empresa, a abertura, em caráter experimental, só acontecerá em municípios com folga na rede pública de saúde, com vagas em UTIs, respeitando os decretos municipais e estaduais. Além disso, a empresa vai seguir um protocolo de higiene.

O presidente da Renner, Fabio Faccio, diz que a empresa está pronta para implantar um novo modelo operacional para uma reabertura gradual do comércio. No entanto, mesmo em cidades onde as lojas têm sido autorizadas a voltar a funcionar, a Renner continua fechada. "Avaliamos, após os decretos de reabertura, se todos os critérios de saúde estão sendo respeitados para, então, após algum tempo do comércio reaberto, verificarmos se é seguro retomar. Em algumas cidades, creio que em breve poderemos retornar", conta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES