Em ranking mundial, Brasil fica na 'lanterna'

O Brasil ficou na 40ª posição em um ranking de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil ficou na 40ª posição em um ranking de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 42 países, informou a consultoria Austin Rating. O crescimento de apenas 0,1% no último trimestre e de 1,1% no consolidado de 2018 colocou o país abaixo da média global de 3,7% e dos países pesquisados, que foi 3,2%.

A distância para os países emergentes do chamado grupo dos Brics que, além do Brasil, reúne China, Rússia, Índia, África do Sul foi ainda maior. A média de crescimento no grupo foi de 5,1%. A Índia lidera o ranking da Austin com alta estimada de 7,5% no ano, seguida pela China, cujos dados, já divulgados, mostram alta de 6,6% em 2018.

A exemplo do ocorrido com o Brasil, no último trimestre de 2018, o ritmo de crescimento nos países pesquisados diminuiu. Na comparação com o terceiro trimestre, a média de crescimento do grupo de 42 ficou em 2,7%. E em relação ao mesmo período do ano anterior, 2,9%. O efeito também foi verificado entre os BRICS, cujo PIB médio avançou 3,3% em relação ao trimestre anterior.

Pelas contas da Austin, o PIB dos 42 países deve avançar 3,1% em 2019. No período entre 2019 e 2022, o crescimento médio anual tende a ser de 3%. Por tal projeção, o Brasil continuará a caminhar mais lentamente que o restante do mundo, com alta do PIB de 2,48% esse ano e de 3% ao ano até 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES