EMATER disponibiliza 25 técnicos no programa ATER no Quilombo

EMATER disponibiliza 25 técnicos no programa ATER no Quilombo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 25 t?cnicos do EMATER - Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau? v?o fazer parte da implanta??o de projetos produtivos nas 101 comunidades quilombolas atendidas pelo instituto em todo o Estado. A proposta foi lan?ada na programa??o do projeto ATER no Quilombo para o ano de 2008. ?Nas 25 comunidades em que o projeto foi ampliado, nas regi?es de Esperantina, S?o Jo?o do Piau? e S?o Raimundo Nonato, o ATER no Quilombo ir? desenvolver um plano de desenvolvimento rural sustent?vel em cada comunidade para saber quais s?o as necessidades de cada uma?, diz Orlando Ferreira, coordenador do projeto.

De acordo com o coordenador, na segunda etapa, os projetos produtivos ser?o levados ?s comunidades de acordo com as demandas apresentadas por cada quilombo, beneficiando cerca de 1.250 fam?lias. As duas etapas ser?o desenvolvidas entre os meses de mar?o e junho.

Orlando explica que as outras 76 comunidades quilombolas, j? beneficiadas pelo Programa, com maior concentra??o nas regi?es de Paulistana e Picos ser?o atendidas, durante todo o ano, com outros tr?s projetos. Um deles ? o de produ??o de sementes crioulas (sementes cultivadas tradicionalmente por estas comunidades) de milho, feij?o e arroz. Nesta parte do projeto ser?o realizadas seis oficinas de capacita??o e forma??o de banco de sementes beneficiando cerca de 120 agricultores familiares quilombolas de seis comunidades.

Nesta fase do programa, ainda, ser?o instaladas tr?s unidades demonstrativas de produ??o de galinha caipira em tr?s comunidades dos munic?pios de Picos, Paulistana e Paquet?. Essas unidades demonstrativas dever?o favorecer a 120 pessoas das comunidades quilombolas.

Outro projeto a ser trabalhado pelo ATER no Quilombo 2008 ? o de Farm?cias Vivas. 120 agricultores familiares quilombolas de tr?s comunidades dos munic?pios de Acau?, Paulistana e Caridade receber?o capacita?es, atrav?s de oficinas sobre a produ??o de plantas medicinais. Ser?o realizados tamb?m dias de campo e interc?mbios t?cnicos. Outras comunidades ainda a serem definidas, receber?o projetos de ovinocaprinocultura, apicultura, produ??o de caju?na.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES