Empregos cresceram 120% em 11 anos em micro e pequenas empresas no Piauí

De 2000 a 2011, o crescimento do número de pessoas empregadas nos pequenos negócios no Piauí foi de 120%

JANAÍNA | Empresária, em três anos, já ampliou o empreendimento | Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acabou o tempo em que somente as grandes empresas eram responsáveis pela empregabilidade no Piauí. Nos últimos 11 anos, os micro e pequenos empreendimentos geraram mais de 60 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. De 2000 a 2011, o crescimento do número de pessoas empregadas nos pequenos negócios foi de 120%. A pesquisa está no Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa, realizado pelo Sebrae.

Há três anos, a empresária Janaína Lima abriu um pequeno café na capital e o negócio só cresce a cada ano. ?Hoje eu tenho três cafés e emprego cinco funcionários, todos com carteira assinada?, afirma Janaína, que preferiu abrir uma pequena empresa própria do que aderir às franquias nacionais.

Segundo o Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa, o número de Micro e Pequenas Empresas também cresceu nos últimos anos no Piauí. Em 2000, o Estado possuía 31 mil empreendimentos desse porte. Em 2011, esse número passou para 49.600, ou seja, um crescimento de 60%.

O comércio é o setor que detém o maior número de Micro e Pequenas Empresas no Piauí, com mais da metade dos empreendimentos. O setor de serviços aparece em segundo lugar, com participação de 18,4% em 2011 e um total de 9.100 empresas.

O setor da construção apresentou ligeiro crescimento, tendo sua participação relativa subido de 4,1% do total de MPE em 2000 para 4,9% em 2011. Apenas em 2011 tinha 2,4 mil estabelecimentos de micro e pequenas empresas. A indústria, por outro lado, sofreu uma pequena queda na participação relativa. Em 2011, 4.200 negócios estavam inseridos nesse setor.

Jovens e idosos tiveram maior crescimento salarial

O Anuário do Trabalho da Micro e Pequena Empresa traz ainda dados sobre o comportamento de trabalho a partir das diferentes faixas etárias e regiões do país. No que se refere à remuneração, os jovens e os empregados com 60

anos ou mais foram os que obtiveram os maiores incrementos salariais.

Empregados entre 18 e 24 anos tiveram um aumento médio salarial de 26%, mesmo percentual de acréscimo verificado no pagamento dos funcionários com 60 anos ou mais. O maior incremento foi registrado no Centro-Oeste, com 32% de reajuste real nos salários durante o período.

O número de empregos oferecidos ainda é maior nos pequenos negócios da região Sudeste, que responde por 51,7% dos postos de trabalho. Entretanto, entre 2000 e 2011, o Nordeste foi a região que mais ampliou a taxa de contratações, saindo de 13,4% para 15,4%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES