Empresa vive apenas de agenciar papais -noéis no fim do ano

Jorge Occhiuzzio criou a empresa quando a demanda por papais noéis ficou maior do que sua capacidade de atender aos clientes sozinho

Jorge Occhiuzzio é dono da Papai Noel Brasil, empresa de casting de papais-noéis. Na foto, ele aparece caracterizado entre crianças de uma instituição beneficente | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fim do ano é o único período de atividade da Papai Noel Brasil, empresa especializada em agenciar bons velhinhos para participar de eventos, ações promocionais e festas de Natal. A agência recruta papais-noéis para shopping centers, empresas, escolas, instituições beneficentes, restaurantes e até para festas de pessoas físicas.

O negócio é a principal fonte de renda do ator Jorge Occhiuzzio, 57. A maioria dos contratos de sua agência costuma ser fechada em dezembro, mas o planejamento já começa em agosto, quando Occhiuzzio restabelece contatos com clientes antigos e realiza as primeiras conversas com possíveis novos contratantes.

Para não passar aperto no resto ano, ele toma alguns cuidados, principalmente com a administração do dinheiro, como poupar o valor faturado de modo que banque as despesas ao longo do ano. E realiza trabalhos publicitários como ator para complementar a renda.

Para fazer o negócio funcionar, ele precisa ter caixa no fim do ano, antes mesmo de receber dos clientes. ?Em alguns casos, o cliente paga depois de 15 ou 30 dias, mas eu tenho que pagar o profissional na hora para garantir que poderei contar ele no ano seguinte. Isso exige disciplina financeira?, declara.

Trabalho casual virou negócio

O negócio começou por acaso, 12 anos atrás, quando um ator contratado faltou a um evento de Natal e, para socorrer o amigo que era dono de uma agência de animação de festas, Occhiuzzio se caracterizou e encarnou o personagem. ?Eu gostei, o pessoal da festa também gostou e fui chamado de novo. Nos primeiros anos, oferecia apenas os meus serviços. A demanda começou a ser maior do que minha capacidade e passei a chamar atores.?

Atualmente, a empresa possui 80 papais-noéis cadastrados em todo o Brasil, entre atores que se caracterizam, velhinhos de barba natural, e até bilíngues. A contratação de um papai-noel de barba natural varia entre R$ 700 e R$ 1000, por meia hora, na véspera de Natal. Entre os clientes de Occhiuzzio, há grandes empresas e até famosos, cujo nome ele não revela para manter a privacidade.

Os profissionais passam por um processo de seleção que leva em conta a aparência, a simpatia, a habilidade com crianças, o sorriso, o perfume, referências anteriores e a desenvoltura, inclusive com adultos.

?Às vezes, tem aquele que bebeu demais e chega passando a mão na bunda do papai-noel ou o pai que fala para o filho puxar a barba pra ver se é de verdade. É preciso ter jogo de cintura, mas oriento bem todos os cadastrados na minha agência. A experiência também conta muito?, diz.

Negócio sazonal precisa de cuidados especiais, diz consultor

O consultor empresarial Fábio Cornélio, da FCL Consultores, diz que se o negócio já prevê sazonalidade, a empresa tem que preparar o caixa para honrar seus compromissos mesmo nos períodos de baixa.

?Muitas empresas gastam o dinheiro que recebem no período de alta demanda achando que é lucro, mas não é, porque ela terá prejuízo em outros meses. É importante manter uma reserva para arcar com os custos fixos, como funcionários, impostos e aluguel, por exemplo?, afirma.

Para diminuir esses custos, ele recomenda que a empresa mantenha uma estrutura o mais enxuta possível e conte com funcionários temporários nos períodos de alta do negócio.

Outro ponto que o consultor destaca é a gestão do estoque. ?Aproveite o período de pequena demanda para produzir estoque para a alta, se possível. Produzir algo que tenha sazonalidade contrária, para compensar a baixa do outro produto, também é uma boa alternativa?, diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES