Empresários italianos investem no Piauí

A previsão é de que a mamona e peão-manso sejam plantados já neste ano e em 2009

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diretores da empresa Poligrow, da It?lia, chegam nesta segunda-feira a Teresina e assinam com o Governo do Estado um protocolo de inten?es, a partir das 9h, no Pal?cio de Karnak para a planta??o de 15 mil hectares de pe?o-manso e mamona para produ??o de ?leo, na cidade de Jerumenha.

Segundo o superintende de Rela?es Internacionais, S?rgio Vilela, logo ap?s a assinatura do protocolo, os empres?rios fazem uma visita a Jerumenha e os trabalhos devem come?ar logo nos primeiros dias, com a an?lise da ?rea, documenta??o, contra??o de empresas para efetuar o servi?o, licenciatura ambiental e demais atividades que antecedem o funcionamento.

A previs?o ? de que a mamona e pe?o-manso sejam plantados j? neste ano e em 2009 j? se tenha a produ??o da mamona, j? que o pe?o-manso tem um processo de produ??o mais demorado.

A vinda da empresa para investir no Piau? ? resultado da ?ltima viagem do governador Wellington Dias a Europa, em fevereiro, quando entrou em contato com empres?rios, pesquisadores e t?cnicos da It?lia, Espanha e Portugal.

Segundo S?rgio Vilela, a vinda dessa empresa para o Piau? ? algo positivo para economia e desenvolvimento do Piau?, uma vez que eles tamb?m envolver?o a produ??o dos pequenos agricultores, que est?o inseridos na agricultura familiar e que fornecer?o mat?ria-prima para usina. Al?m disso, vai gerar emprego no interior do Estado, uma regi?o que precisa de investimentos.

S?rgio Vilela declara ainda que neste protocolo de inten?es j? prev? a implanta??o de usina de extra??o de ?leo. ?Esse protocolo envolve v?rias etapas, que vai desde a planta??o at? a produ??o do ?leo com a instala??o da usina?, diz.

Segundo S?rgio Vilela, o ministro das Minas e Energia, Edison Lob?o, assinou a resolu??o que estabelece em 3%, em volume, o percentual m?nimo obrigat?rio da edi??o do biodiesel ao ?leo diesel comercializado ao consumidor final, nos termos do artigo 2? da Lei n? 11.097, aprovada nessa quinta-feira, 13.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES