mais

Empresas de transporte cobram solução para reajustes do diesel

Setor de transporte público registra prejuízo de mais de R$ 16,7 bilhões acumulado no período de março de 2020 a junho de 2021.

A escalada de preço dos combustíveis, especialmente do diesel, tem preocupado a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), dirigida por Otávio Cunha. O diesel move a frota nacional de ônibus urbanos e de caráter urbano, sendo um insumo fundamental para a prestação desse serviço essencial à população brasileira e à economia do País. 

Segundo a diretoria da NTU, o diesel responde em média por 26,6% do custo total das empresas operadoras; como os reajustes aplicados ao diesel este ano representam uma alta acumulada de 51% no preço do combustível, o impacto direto no custo das empresas operadoras do transporte público por ônibus urbano é de  13,5%, o que deve ser repassado, de imediato, para as tarifas públicas naqueles sistemas de transporte que não têm subvenção pública.

A alta do diesel nos níveis atuais compromete de forma irreversível a recuperação do setor de  transporte público, que registra prejuízo de mais de R$ 16,7 bilhões acumulado no período de março de 2020 a junho de 2021 em função da queda da demanda de passageiros pagantes, resultado das medidas de isolamento social para a contenção da pandemia da Covid-19. A crise já custou mais de 87 mil postos de trabalho no setor e levou à interrupção definitiva das atividades de 36 empresas operadoras. 

Otávio Cunha, presidente da NTUOtávio Cunha, presidente da NTU

Apelo

A NTU faz um apelo ao Governo Federal, aos governadores dos estados e à direção da Petrobras no sentido de que seja buscada uma solução compartilhada para essa questão, que conduza à uma nova política de preços que equacione o preço do diesel e demais combustíveis de forma efetiva e permanente, evitando altas expressivas e sucessivas que comprometem a prestação de serviços públicos, geram impactos inflacionários e afetam negativamente todos os brasileiros, em especial ou mais vulneráveis.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail