Empresas procuram petróleo no interior do Ceará

Empresas já estão prospectando a existência minérios no Interior do Ceará

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Empresas j? est?o prospectando a exist?ncia min?rios no Interior do Cear?, conforme antecipado pelo Di?rio do Nordeste (Caderno Neg?cios, edi??o de 28/2/2008). Uma delas ? Samco, capitaneada pelo empres?rio espanhol Rui Coias, que possui alvar? do Departamento Nacional de Produ??o Mineral (DNPM) para estudo de prospec??o de min?rio de ferro no munic?pio de Teju?uoca, distante 143 km de Fortaleza, no Norte do Estado.

Segundo Rui Coias, os estudos est?o em fase bem avan?ada e abrangem uma ?rea de 3.200 hectares. Foram investidos mais de R$ 2 milh?es e os c?lculos iniciais indicam um potencial de produ??o entre 70 e 80 milh?es de toneladas por ano. ?Mais tarde, podemos ver a possibilidade de explorara mangan?s tamb?m?, falou ele com exclusividade ao Di?rio, por telefone.

Coias ? armador e presta servi?os para a Companhia Vale do Rio Doce ? a maior empresa de minera??o do Pa?s.

Ele tem liga?es familiares com o Cear? e um s?cio local, Renault Moreira. Sua empresa tamb?m est? investindo em estudos para explora??o de min?rio de ferro na Para?ba.

?Os dois projetos ser?o tocados simultaneamente?, disse o investidor. O contato do investidor estrangeiro com o Governo do Estado est? sendo intermediado pelo deputado estadual Manoel de Castro, filiado ao PMDB.

?rea de lavra

Segundo o parlamentar, a lavra tem capacidade de explora??o por 50 anos, na Fazenda ?gua Boa, em Teju?uoca. ?Ele quer saber do governo cearense qual o prazo para implanta??o da sider?rgica no Pec?m, se h? algum incentivo fiscal previsto para essa atividade e se o porto possui local para armazenagem da mat?ria-prima, por exemplo?.

Linha f?rrea

A inten??o do investidor ? recuperar 50 km de uma linha f?rrea desativada para possibilitar o escoamento da produ??o. Concretizados os estudos, em 60 dias ele encaminha o processo de explora??o da lavra. ?Mas, antes disso, quer cercar-se de garantias de retorno dos investimentos em infra-estrutura para possibilitar a explora??o?, disse o parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES