Endividado? Conheça a nova lei que obriga empresas a renegociar sua dívida

Com a lei do nome limpo, novas regras facilitam a renegociação de dívidas

Lei do Nome Limpo obriga empresas a negociar dívidas | Stcker
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A "Lei do Nome Limpo", aprovada no Congresso Nacional, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e já foi publicada no Diário Oficial da União. A lei acrescentou importantes artigos no Código de Defesa do Consumidor para evitar o superendividamento, facilitando a quitação das dívidas. 

Bancos, financeiras e empresas que vendem a crediário são obrigadas a renegociar a dívida, com o parcelamento em até cinco anos.

Lei do Nome Limpo obriga empresas a negociar dívidas ( IStock)

Para o advogado Astrogildo Assunção, o foco da nova lei é  o consumidor superendividado. “São pessoas que depois da pandemia passaram a ter condições ainda menores  para quitar suas dívidas por causa do desemprego ou por algum problema que tenha comprometido suas finanças. De acordo com a nova Lei, vai ser possível a renegociação  das dívidas por meio de um processo”, explica. 

O advogado destaca que essa Lei veio aperfeiçoar o Código de Defesa do Consumidor “ A lei trouxe dispositivos legais para garantir que o crédito seja sustentável. 

Advogado Astrogildo Assunção explica como funciona a Lei do Nome Limpo 

Astrogildo Assunção ressalta ainda que, caso os credores não aceitem a proposta oferecida pelo consumidor, haverá a nomeação pelo juiz de um administrador para apresentação de um plano de pagamento, levando em consideração a capacidade financeira da pessoa, sem comprometer a sua subsistência. Em tais casos, as empresas serão obrigadas a receber na forma estabelecida.

ENDIVIDAMENTO DOS BRASILEIROS

O Brasil tem 63 milhões de endividados. Isso representa um quadro preocupante de inadimplentes: quatro em cada 10 adultos no país estão com o nome sujo. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). 

Em maio, segundo o CNDL, a média de dívidas de cada consumidor negativado foi superior a três salários mínimos, R$ 3.353,31.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES