Entidades defendem reforma tributária ampla em carta

Carta assinada por várias entidades pede reforma tributária ampla e a consolidação de todos os impostos em um só tributo

Reforma tributária ampla | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma carta em defesa da aprovação de uma reforma ampla reforma tributária, consolidando todos os impostos sobre o consumo em um só tributo foi escrita e divulgada pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais ( Febrafite), o Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), o Movimento Destrava Brasil e o Movimento Pra Ser Justo.

Na carta assinada pelo presidente do Consefaz, Rafael Fonteles, as entidades defendem uma reforma completa, não em etapas, como está sendo sugerido pelo Governo Federal. “Fatiar a reforma irá gerar mais insegurança jurídica e morosidade, além de não atacar o problema central da tributação sobre consumo: a enorme complexidade que gera a maioria das distorções do modelo atual de tributação”, diz o documento.

Entidades defendem reforma completa e não por etapas

A reforma tributária foi amplamente discutida nos últimos dois anos por meio de audiências públicas, reuniões e outros eventos envolvendo Congresso, Governo Federal, Estados e Municípios, entidades públicas e privadas.

“Apesar de algumas divergências pontuais, a grande maioria das propostas para reformar o sistema brasileiro de tributação do consumo que tramitam no Congresso Nacional converge para o mesmo caminho: simplificação com redução da burocracia declaratória, padronização, unificação da base de incidência, não-cumulatividade, adoção do princípio de destino, combate à sonegação e corrupção, redução da regressividade e fim da guerra fiscal”, afirmam os representantes das entidades.

Na carta, os representantes das entidades afirmam que o Brasil é o único país economicamente relevante do mundo que separa a base entre bens e serviços, o que vai na contramão das práticas tributárias das nações mais modernas, e que a complexidade do sistema atual eleva substancialmente o grau de litígio, gerando enorme insegurança jurídica. “São inúmeras formas de incidência, multiplicidade de alíquotas, benefícios e regimes especiais que fazem do Brasil campeão mundial de contencioso tributário, pressionando o estoque de dívida ativa”, explicam.

“Apenas uma reforma ampla é capaz de simplificar o sistema tributário, reduzir o contencioso tributário e melhorar o ambiente de negócios, contribuindo para a atração de investimentos e para o crescimento do país”, finalizam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES