Equatorial Energia registra lucro de R$353 milhões no 1° trimestre

Na área de distribuição, os ganhos dispararam no Piauí, em 167%, para 64 milhões de reais

Equatorial Energia registra lucro de R$353 milhões no 1° trimestre | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Equatorial Energia, que controla distribuidoras de eletricidade e possui ativos de geração e transmissão, fechou o primeiro trimestre com lucro de 353 milhões de reais, recuo de 19,7% frente ao mesmo período, embora tenha reportado avanço se excluídos efeitos não recorrentes.

A companhia informou em balanço divulgado na noite de quarta-feira que o lucro ajustado foi de 401 milhões de reais, o que representa alta de 7,1% ano a ano.

O resultado operacional, medido pelos lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), atingiu 1 bilhão de reais, queda de 12,4% frente ao primeiro trimestre de 2020, embora o Ebitda ajustado tenha subido 1,1%, a 1,08 bilhão.

A companhia disse que o volume total de energia distribuída em suas concessões teve aumento consolidado de 4% frente ao mesmo período ano anterior, com destaque para suas distribuidoras no Maranhão, Piauí e Pará, com crescimentos de 5,4% nas duas primeiras e de 3,7% na última.

Sede da Equatorial no Piauí- Foto: Equatorial 

As perdas de energia recuaram frente ao último trimestre de 2020 nas operações de Alagoas e Piauí, pelo sexto e oitavo trimestre consecutivos, enquanto ficaram estáveis no Pará e no Maranhão, afirmou a companhia no balanço.

A companhia registrou lucro líquido de 30 milhões de reais nos negócios de transmissão, com recuo de 88,1% em base anual.

Na área de distribuição, os ganhos dispararam no Piauí, em 167%, para 64 milhões de reais, e em Alagoas (+97,4%), para 62 milhões de reais. A Equatorial Maranhão lucrou 113 milhões (+39,3%), enquanto a Equatorial Pará apurou ganho de 108 milhões de reais (+13,5%).

Os investimentos do grupo Equatorial no trimestre atingiram 631 milhões de reais, queda de 22,5% frente ao ano anterior, como resultado da conclusão pela companhia de projetos de transmissão.

O grupo encerrou o período com dívida líquida de 10,3 bilhões de reais, recuo de 5% em base anual. Isso representou uma alavancagem, medida pela relação entre divida líquida e Ebitda, de 2,2 vezes.

(Por Luciano Costa da Istoé)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES