Especialista defende tese de que não existe crise econômica no Brasil

Ele desenvolveu o ponto de vista na última terça-feira (10), no programa Entre Aspas

Especialista defende tese de que não há crise | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na contramão da maioria dos economistas, o consultor de empresas e conferencista Stephen Kanitz defende a singular tese de que não há crise no Brasil. Mestre em Administração de Empresas pela Harvard University, doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, ex-professor titular da mesma faculdade e autor de vários livros sobre economia, Kanitz afirma que o Brasil tem "problemas", mas não está "em crise".

Ele desenvolveu o ponto de vista na última terça-feira (10), no programa "Entre Aspas", conduzido pela jornalista Monica Waldvogel, na Globo News.

Em entrevista ao G1, Kanitz afirmou que anos de inflação ?galopante? ajudaram o Brasil a aprender a lidar com situação adversas. Estados Unidos e Europa, segundo ele, não têm a mesma experiência e por isso sofrem mais no atual cenário global.

G1 - O Brasil não vive mais uma crise?

Stephen Kanitz - Acho que agora o termo crise seria forte demais para definir o que nós estamos passando. O Brasil não tem problemas com bancos, não tem problemas com ?subprime?, e acabamos só tendo um problema sério no setor automobilístico em parte por um pânico de algumas pessoas que diziam que a crise realmente viria.

A notícia que eu acho que é importante é que em janeiro o setor automobilístico cresceu 92% em um único mês, o que é absolutamente fantástico. É óbvio que eu sei que o crescimento é forte porque havia uma queda no mês anterior. Mas a notícia aqui é uma recuperação fantástica, e janeiro, tipicamente, não é um bom mês no Brasil. O Brasil só começa a funcionar depois do carnaval.

Então eu acho que claramente usar o termo crise daqui para a frente é uma certa irresponsabilidade. Se você quiser dizer que nós temos problemas, se quiser dizer que temos alguns problemas sérios, eu vou discordar porque nossos problemas são bem localizados e sabemos como lidar.

G1 - Que vantagens o Brasil tem em relação a outros países?

Kanitz - Um problema que você conhece é metade do caminho andado. O problema é que os Estados Unidos não sabem o tamanho dos problemas deles. Eles fazem um pacote atrás do outro porque eles até agora não sabem a extensão do problema. Ficam sabendo que o problema é maior e aí fazem um pacote maior. Isso sim é crise. E eles estão em total desconhecimento.

Parte da capacidade do Brasil de identificar problemas rapidamente vem, por incrível que pareça, da inflação. A inflação obrigava que as empresas tivessem contabilidade diária. Cada minuto, às vezes, era contabilizado porque a inflação era galopante e a gente tinha que estar com a contabilidade em dia. Isso nos permite saber o tamanho dos problemas e ter a solução de acordo.

Não é a China que vai salvar o mundo. É o Brasil, que vai mostrar ao mundo ? ?este está saindo?. Vai ser um alento mostrar para o resto do mundo saber que tem um país saindo da crise muito antes dos outros.

G1 - O sr. acha que o Brasil pode conseguir, de fato, chamar a atenção de outros países?

Kanitz - É, eu acho que isso já está acontecendo. Eu sei, mas eu não posso revelar [quem], que já há oficiais americanos que ligam para o pessoal no Brasil para saber. Você não faz uma contabilidade nos Estados Unidos de um minuto para o outro.

No Brasil você faz uma transferência, você faz um TED [Transferência Eletrônica Disponível] em um segundo. Por causa da inflação. Nos EUA, dura duas semanas. Então, tem bancos americanos que não sabem nem realmente quanto eu tenho a receber porque parte do dinheiro que eu tenho a receber deles está lá entupido em uma ?pipeline? (oleoduto, cano, em inglês). Não são soluções instantâneas.

G1 - O protecionismo é necessário para o Brasil?

Kanitz - Não podemos ser protecionistas, precisamos de Justiça. Ninguém vai ficar brincando agora conosco só porque fizemos a nossa lição de casa e os outros países que não fizeram quererem agora vender a preço de banana. Isso desorganizaria inclusive a nossa indústria, quer dizer, a indústria que está dando certo no Brasil. Eu estou defendendo aqui não o protecionismo, mas uma justiça, vamos ser corretos.

O Brasil não está preparado para isso [para adotar medidas protecionistas] porque as empresas brasileiras, lamentavelmente, não fazem esses esforços de proteção alfandegárias. Só depois do problema, depois de os chineses exportarem a preço de banana é que elas tendem a reagir. Eu acho que agora o Brasil precisa se antecipar e já se preparar para eventuais demandas que vão surgir. Tem que ser um pouco mais esperto.

Tem barreiras não só de preços, mas barreiras sanitárias, barreiras técnicas. É um jogo de cintura, tem que fazer isso bem feito. E o Itamaraty, sozinho, não vai dar conta, não estava preparado para essa crise, que não foi tão anunciada assim. Temos que proteger a nossa indústria nacional contra uma situação americana e européia que não é normal.

G1 - Se não há crise, quais problemas o sr. identifica no Brasil?

Kanitz - Um problema que não é nosso é justamente o setor de exportação. Eles [outros países] estão em crise. Mas não vamos dizer que estamos em crise por causa disso. A crise sempre é deles.

Menos pessoas foram viajar para o exterior. Mas mais pessoas viajaram internamente [no Brasil]. Então, houve um aumento de 9% da aviação interna e menos 7% da aviação externa.

Está aí um problema que se resolveu: transportamos mais gente internamente e o brasileiro gastou mais dinheiro no Brasil em vez de gastar dinheiro aumentando o PIB francês e alemão. Isso só vai aparecer no final do ano. Esse aumento do PIB porque mais pessoas gastaram dinheiro em turismo nacional é algo que vamos noticiar só em dezembro, quando tivermos os números do PIB.

G1 - O sr. acha que o mundo tem essa noção de que o Brasil está bem?

Kanitz - Não, claro que não. Eu não sou uma Poliana. O que eu falo é que a palavra crise foi mal colocada. Eu ouço essa palavra crise há cem dias sem parar, estou contando o número de dias que eu vejo a palavra crise no jornal. As manchetes são negativas, mas dentro dos cadernos [de economia] sempre há boas notícias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES