Estados criam fundo para garantir obras de infraestrutura

O primeiro foi instituído há 22 anos no Mato Grosso; agora estados como Goiás, Tocantins, Piauí pautam a criação.

Infraestrutura | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada do último mês de 2022, inicia-se a correria para a aprovação de matérias que visam disciplinar o exercício financeiro de 2023, tendo em vista que quaisquer mudanças nesse âmbito necessitam ser autorizadas pelo Legislativo no ano anterior. Nisso, com a queda na arrecadação sinalizada após a implementação da lei federal - disciplinada em cada Estado por legislação própria - que reduziu a alíquota dos combustíveis, serviços de comunicação e energia, cresce o movimento dos entes federativos em torno da apresentação de propostas para a criação de taxas para o setor agro, visando garantir os recursos necessários para a realização de obras de infraestrutura no intuito de melhorar o escoamento da produção.

Na última semana, por exemplo, a Assembleia Legislativa de Tocantins aprovou o ajuste do imposto para os produtos destinados à exportação, passando de 0,2% para 1,2%, a anuência dos parlamentares ocorreu em dois turnos, dando nova redação à Lei 3617/19, que instituiu o Fundo Estadual dos Transportes (FET), no estado.

Fundo para investir em infraestrutura (Divulgação)Desde 2019 a lei está implementada no Estado; a proposta que versou para o ajuste foi apresentada pelo deputado estadual Zé Roberto, que pontuou que a arrecadação com o imposto vai para o FET será aplicada na manutenção e conservação das estradas do Tocantins. O Estado integra a fronteira agrícola do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O projeto altera trecho da lei 3617/19, impactando operações de saídas interestaduais ou com destino a exportação, bem como nas operações equiparadas a exportação de produtos de origem vegetal, mineral ou animal.

Grande exportador brasileiro, Goiás aprovou a criação do Fundeinfra, que terá a finalidade de captar recursos financeiros para o desenvolvimento econômico do Estado. O novo fundo se concentrará na obtenção e na gestão de recursos oriundos da produção goiana agrícola, pecuária e mineral e, também, das demais fontes de receitas definidas nele, com contribuição de no máximo 1,65%.

Acrescenta-se que ele implementará, no âmbito estadual, políticas e ações administrativas voltadas para infraestrutura agropecuária; modais de transporte; recuperação, manutenção, conservação, pavimentação e implantação de rodovias; sinalização, artes especiais, pontes e bueiros; e edificação e operacionalização de aeródromos.

No ofício enviado à Assembleia, o governador Ronaldo Caiado explicou que a instituição do fundo decorre sobretudo da redução das receitas estaduais, o que tem dificultado a manutenção dos projetos pensados para a área em que a autarquia atua. “Consequentemente, a necessidade de prosseguimento e evolução das políticas públicas para a circulação dos cidadãos, dos bens e dos serviços, inclusive para a produção agrícola, pecuária e mineral, motivam a busca de recursos ora proposta”, ressalta.

Mato Grosso adotou fundo em 2000

No entanto, a experiência mais antiga vem do maior produtor agro do país: Mato Grosso. Há 22 anos, o Estado criou o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), e projeta arrecadar neste ano R$ 3,26 bilhões, quase 20% mais do que em 2021. O Fethab é maior entre os fundos que taxam o agro no país, servindo como modelo para o implementado em Goiás.

Criado na gestão do ex-governador Dante de Oliveira, o fundo passou por adequações ao longo dos anos. A contribuição não é obrigatória, mas é atrelada à obtenção de benefícios fiscais, em Mato Grosso, ao ICMS.

Outros Estados também começam as discussões relativas a taxa para a criação do Fundo, no Paraná, o governador Ratinho Júnior (PSD) chegou a enviar a matéria à Assembleia no mês passado, no entanto, com a pressão do setor, a proposta foi retirada das discussões.

No caso paranaense, a proposta então defendida pelo Governo, versava para a criação do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística do Estado (FDI-PR); o projeto imporia novas taxas sobre a comercialização de commodities.

No texto, a matéria disciplinava que cada produto teria de contribuir para o fundo. Na soja, por exemplo, seriam 32,66%. Para o milho, o projeto fala em 14,95%. Cabeça de bovino macho (42,18%), cabeça de bovino fêmea (33,84%), trigo (18,5%), mandioca (11,22%), suínos (4,78%), cana-de-açúcar (1,36%), toras de madeira (0,71%) e frango (0,09%) são outros itens mencionados para uma futura taxação. Na ocasião, Ratinho Júnior disse que a criação do fundo era necessária para financiar “o planejamento, estudos, execução, acompanhamento e avaliação de obras e serviços de infraestrutura logística em todo o território paranaense”.

Piauí institui Fundo de Desenvolvimento

No Piauí, a Assembleia Legislativa aprovou nessa semana o projeto encaminhado pelo Governo do Estado que institui o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística (FDI/PI), vinculado à Secretaria de Fazenda, destinado a financiar o planejamento, estudos, execução, acompanhamento e avaliação de obras e serviços de infraestrutura logística em todo o território piauiense.

O projeto permite a cobrança de até 1,65% do valor de produtos destinados ao exterior ou que tenham o fim específico de exportação. Na ocasião das discussões na Casa Legislativa, o deputado João Mádison (MDB) disse que o agronegócio piauiense gera muitos empregos e acredita que a melhor forma de salvaguardar essa verba seria em fundo próprio, não enviando-a para a conta única do governo do estado, mas que daria esse voto de confiança e que vai fiscalizar.

No texto enviado pela governadora Regina Sousa, se impõe que constituirão receitas do FDI/PI: a contribuição exigida no âmbito do ICMS, como condição para a fruição, nas hipóteses definidas como benefício ou incentivo fiscal; e regime especial que vise o controle das saídas e produtos destinados ao exterior ou com fim específico de exportação; dotações orçamentárias do Tesouro Estadual.

Incluem-se ainda transferências realizadas por instituições governamentais e não-governamentais, nacionais ou estrangeiras, desde que destinados ao desenvolvimento de suas atividades específicas; entre outras.

A contribuição não poderá exceder o percentual de 1,65% sobre o valor da operação com as mercadorias discriminadas em regulamento; ou por unidade de medida adotada na comercialização da mercadoria.

A administração do Fundo será realizada por um Conselho Gestor, a quem competirá a definição da política de investimentos, a sua revisão e avaliação periódicas; a elaboração e aprovação do Plano de Aplicação de recursos para cada exercício; a deliberação sobre a alienação ou exploração comercial de bens móveis ou imóveis integrados ao seu patrimônio, cujos resultados deverão se reverter ao Fundo; a suspensão, ou restrição, temporária ou indefinidamente, parcialmente ou na sua totalidade, da utilização dos recursos do Fundo, com o objetivo de proteger o seu patrimônio; além, claro, da elaboração do Regimento Interno do FDI.

O Conselho Gestor será composto pelos secretários de Fazenda, Governo e Planejamento, contando também com a participação de representantes da sociedade civil.  O presidente será o líder da pasta da Fazenda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES