Etanol se torna mais vantajoso do que gasolina em dois estados brasileiros

O desconto não chegou aos consumidores nas bombas, resultando em uma retração considerada “tímida”.

Saiba onde é mais barato abastecer com álcool | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o relatório semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do etanol hidratado sofreu uma queda maior do que o da gasolina nos postos de todo o país. Além disso, o biocombustível está sendo mais vantajoso do que o derivado do petróleo em dois estados.

Na última semana, o preço médio do etanol teve uma redução de 2,44%, enquanto o da gasolina caiu apenas 0,5%. Apesar de a Petrobras (PETR3;PETR4) ter diminuído o preço do derivado do petróleo em mais de 12% nas refinarias na terça-feira (16), o desconto não chegou aos consumidores nas bombas, resultando em uma retração considerada "tímida".

Consequentemente, na semana passada (entre 14 e 20 de maio), o etanol tornou-se uma opção competitiva em relação à gasolina no Amazonas e em Mato Grosso. No entanto, nos demais estados e no Distrito Federal, ainda é mais vantajoso abastecer com gasolina.

De acordo com a média dos postos analisados pela ANP, a paridade entre o preço do etanol e da gasolina está em 73,08%. No Amazonas, essa paridade ficou em 69,97%, enquanto em Mato Grosso foi de 68,18%.

Executivos do setor afirmam que o biocombustível pode ser competitivo mesmo com uma paridade superior a 70%, dependendo do veículo utilizado.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES