“EUA ameaçam com apocalipse”, diz Miriam Leitão

Na economia, nada parou em mais este fim de semana intenso nos Estados Unidos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O socorro bilion?rio do Tesouro americano d? muito poder ao presidente dos Estados Unidos. Na economia, nada parou em mais este fim de semana intenso nos Estados Unidos.

A proposta de lei chegou ao Congresso no s?bado (20). Ela cria uma esp?cie de ditador ou czar da economia. O secret?rio do Tesouro ter? amplos poderes para comprar ativos financeiros podres de todas as institui?es financeiras - poderes que o texto estabelece que sejam concedidos de forma incondicional. No domingo (21), j? veio a primeira altera??o, estabelecendo que n?o apenas as hipotecas e produtos derivados delas, e sim todo ativo problem?tico fosse entrar no bolo.

J? no fim de semana come?ou a luta pol?tica, com o Partido Democrata estabelecendo as primeiras condi?es. A ajuda para as fam?lias no pagamento das hipotecas ? o ?bvio. Afinal, in?meras fam?lias foram despejadas. Outras est?o pagando com dificuldade as hipotecas, e os bancos n?o perdoam. A pol?cia executa ordem judicial e tira de casa quem n?o paga.

Outra exig?ncia, de limite do sal?rio dos executivos, tamb?m faz sentido. Foi exatamente atr?s dos b?nus sobre os resultados que levaram esses executivos a assumir todo o tipo de risco para elevar os lucros e, assim, seus sal?rios.

O governo n?o quer ceder nada e amea?a com o apocalipse para aumentar seus poderes no finalzinho de um governo impopular e em minoria no Congresso. O pr?ximo presidente herdar? essa bomba e um or?amento com um d?ficit, que deve superar US$ 1 trilh?o.

De investimento ao varejo: o fim de uma era

Bancos de investimentos tradicionais est?o migrando para o varejo. S?o profundas transforma?es na economia nunca antes da hist?ria daquele pa?s.

? o fim de uma era. Os bancos de investimentos dominaram o setor financeiro nos ?ltimos anos. Ao contr?rio dos bancos comerciais, de varejo, com conta corrente para o p?blico em geral, os bancos de investimento t?m como clientes apenas grandes empresas e grandes investidores. S?o especializados em produtos financeiros sofisticados e n?o eram regulados e supervisionados pelo Banco Central.

No come?o da crise, o Federal Reserve (Fed) for?ou a venda do Bear Sterns. Na semana passada, Lehman Brothers quebrou e Merrill Lynch foi vendido. Neste fim semana, Goldman Sachs e Morgan Stanley pediram para ser bancos normais, ou seja, comerciais.

Esta vai ser uma semana cheia e decisiva para esta crise. Na ter?a (23), o secret?rio do Tesouro americano, Henry Paulson, vai ? C?mara dos Deputados e na quarta-feira (24), ao Senado. As negocia?es v?o se intensificar para se votar o pacote nas duas casas at? sexta-feira (26).

H? um monte de duvidas. Por exemplo: quem e como se decide o pre?o pelo qual o Tesouro comprar? esses pap?is? Afinal, qual ? o papel do Fed, com seus 95 anos de independ?ncia?

J? h? cr?ticas ao Fed pelo fato de ele ser formado por pessoas n?o-eleitas e estar ordenando despesas que n?o passaram pelo Congresso. O mundo vai continuar prendendo a respira??o at? essa confus?o terminar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES