Exportação de soja atingiu R$ 600 milhões no Piauí em 2021

Em 2020 a soja representou 70% do volume de exportações do Piauí, em 2021 chegou aos 77%

Participação da soja nas exportações do Piauí cresceu 7% em 2021 | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A importância da soja na balança comercial do Piauí cresceu em 2021. Segundo os números da Secretária de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. No ano passado o grão foi responsável por 77% do que foi exportado pelo Piauí, em 2020 foi 70%. O maior parceiro comercial se manteve sendo a China. O valor exportado de soja saiu dos 400 milhões de dólares (dezembro a janeiro de 2020) para 600 milhões de janeiro a dezembro de 2021.

Em 2021, os oito primeiros meses do ano países como China, Espanha e Holanda foram os principais que importaram a soja brasileira, já no mês de setembro, China, Espanha e Tailândia exportaram mais o item, ao total, foram importados cerca de 1 bilhão de peso líquido em um único mês.

Exportação da soja no Piauí cresceu 7% em 2021 

“A participação do Piauí no cenário produtivo local e nacional tem alcançado destaques significativos a cada ano que passa. Recentemente o Ministério da Agricultura trouxe uma lista com os cem principais municípios representativos para o PIB do Agronegócio brasileiro e entre eles dois municípios do Piauí. Isso reflete a importância que o Piauí vem ganhando em nível nacional. Ainda que continuemos a enfrentar sérios problemas de logística e infraestrutura para escoar nossa produção”, afirma o presidente da Associação Piauiense de Soja (Aprosoja Piauí), Alzir Neto.

O Piauí será palco da abertura nacional da colheita da soja no dia 17 de fevereiro. A data já foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e pela Aprosoja Brasil. A abertura será realizada na cidade de Sebastião Leal. A previsão, segundo Alzir Neto é de que este ano a casa das 6,5 milhões de toneladas de grãos seja ultrapassada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES