Exportações cearenses cresceram 19,79%

O indicador de horas trabalhadas também teve um leve acréscimo de 0,35%

Exportações cearenses cresceram 19,79% no ano | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com alguns meses de desempenho fraco, a ind?stria cearense vai tendo um 2008 melhor do que 2007. As vendas totais cresceram 6,33% nos quatro primeiros meses deste ano. As exporta?es avan?aram ainda mais, cerca de 19,79%, somando cerca de US$ 301,7 milh?es no per?odo. Os demais indicadores, divulgados ontem pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), tamb?m s?o positivos para o acumulado de 2008. Com utiliza??o de 76,22% de sua capacidade instalada, de janeiro a abril deste ano, o pessoal total empregado tamb?m aumentou 7,64%, enquanto a remunera??o paga aos trabalhadores foi 4,81%.

O indicador de horas trabalhadas tamb?m teve um leve acr?scimo de 0,35% no primeiro quadrimestre de 2008.

A pesquisa ? realizada pelo Indi, ligado ? Federa??o das Ind?strias do Estado do Cear? (Fiec), em parceria com a Confedera??o Nacional da Ind?stria (CNI).

Na opini?o do coordenador da Unidade de Economia e Estat?stica do Indi, Pedro Jorge Ramos Vianna, os resultados s? n?o foram mais expressivos por causa da constante desvaloriza??o do d?lar. Para o m?s de abril, especificamente, ele ressaltou tamb?m a entressafra de produtos l?deres da pauta de exporta?es cearense, como a castanha de caju e a lagosta. Mesmo assim, as vendas totais da ind?stria cresceram 3,08%.

?A economia industrial cresceu, mas sem o ?mpeto de mar?o [quando houve alta de 18,73% nas vendas totais]. Esse desempenho se destacou sobre uma base baixa [janeiro e fevereiro], que foram meses ruins. Mas no geral a ind?stria est? se normalizando?, avalia. Em abril, n?o apenas as vendas totais cresceram menos, como as exporta?es ca?ram 3,64%. O arrefecimento se mostra ainda na capacidade ociosa, que subiu de 18,80% para 21,26%. As horas trabalhadas aumentaram 4,78% e a remunera??o aos trabalhadores, 2,66%.

Os setores que se destacaram em abril, conforme a pesquisa foram ind?stria qu?mica (alta de 33,91% nas vendas totais), vestu?rio (23,69%) e, apesar da taxa modesta, os minerais n?o met?licos (1,38%). As quedas mais expressivas foram nos setores de produtos alimentares (2,71%), t?xtil (0,51%), cal?ados (6,80%) e metal?rgico (5,94%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES