Indústria de cigarros poderá voltar a patrocinar eventos

Com texto aprovado pela Câmara dos Deputados, indústrias de cigarro poderiam patrocinar eventos

MP provisória aprovada pela Câmara dos Deputados proíbe fumo em ambientes fechados | getty images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Medida Provisória 540, aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira e que, agora, terá de passar pelo Senado, permite que os fabricantes de cigarros voltem a fazer publicidade institucional. A MP também aumentou as restrições sobre o fumo, como o seu banimento em ambientes fechados em todo o Brasil e a proibição da propaganda nos pontos de venda.

No passado, os fabricantes de cigarros eram grandes patrocionares de eventos, como Free Jazz Festival, o Hollywood Rock, o Carlton Dance e a Fórmula 1.

A liberação da publicidade institucional significa que grupos como a Souza Cruz a Philip Morris poderão voltar a faze propaganda com o nome das empresas, como patrocinar eventos, segundo advogado do escritório Garcia, Fernandes e Advogados Associados, especialista na legislação para controle do tabaco.

?A MP está abrindo lacunas para que a publicidade do cigarro volte com força?, diz o advogado, que atua como defensor das leis antifumo nos estados do Paraná e Rio de Janeiro.

?A emenda, se aprovada pelo Senado, é uma violação do tratado internacional (a Convenção-Quadro), que proíbe qualquer propaganda de cigarros?, afirma Vedovato. Segundo ele, a MP contraria o tratado da Organização Mundial da Saúde (OMS), do qual o Brasil é signatário. E se o País aprovar a medida, estará ferindo o acordo, alega.

A propaganda institucional restringe-se, em princípio, ao nome da empresa, e não se aplicaria às marcas das companhias. Mas essa definição poderia a vir ser contestada mais tarde e depende de interpretação jurídica.

Inicialmente, segundo Vedovato, a MP tratou do aumento do tributo sobre o tabaco, mas os deputados incluíram emendas na proposta de lei. O relator da MP foi o deputado Renato Molling, do PP do Rio Grande do Sul, o principal estado produtor de tabaco do País.

Segundo Vedovato, houve até mesmo uma tentativa de incluir entre as emendas a volta da permissão do fumo em ambientes fechados, mas a medida foi rejeitada.

Convenção-Quadro

A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco foi aprovada pela 56ª Assembléia Mundial de Saúde, em 2003, como reconhecimento, pela comunidade científica, de que o tabagismo é uma doença causada pela dependência à nicotina, responsável por mais de cinco milhões de mortes anuais e fator agravante da fome e pobreza no mundo. O tratado foi assinado por 168 países, incluindo o Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES