Jovens sofrem mais com a falta de emprego

Um dos motivos para redução de vagas para os jovens é a crise

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um problema que atinge milhares de jovens é o desemprego. Há um ano e meio, a estudante Lays Souza Sangi, de 19 anos, busca uma vaga no mercado de trabalho.

Lays faz o curso técnico de mecânica industrial e não consegue emprego: “Eu chego nas empresas e sempre falam que não têm vaga por causa da crise. A gente liga para lá para agendar uma entrevista e eles sempre falam que não têm vaga para mulher”, afirma a estudante.

Segundo dados do IBGE, jovens de 18 a 24 anos estão entre os que têm maior dificuldade para conseguir trabalho. São mulheres e homens que buscam nas agências de emprego uma chance para mudar de vida. A busca por trabalho também gera gastos.

O Conselho Regional de Economia de Minas Gerais estima uma despesa de pelo menos R$ 20 por dia, com transporte e alimentação. “Gasta porque quando você está desempregado não tem dinheiro para pegar ônibus e marca às vezes para um lugar mais longe. É complicado”, diz a estudante Fernanda Santos.

Segundo a gerente de um posto do Sistema Nacional de Emprego, Mônica Duarte, um dos motivos para a queda na oferta de vagas para os mais jovens é a crise internacional. “Na hora que o empregador vai contratar uma pessoa, nesse momento de crise, com certeza ele opta já por uma pessoa que já está mais pronta para o mercado e diminui assim essa questão do investimento que ele teria que fazer num treinamento, numa qualificação de uma mão-de-obra”, explica Mônica Duarte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES