Faturamento do comércio sobe 15,8% no CE

A performance coloca o estado nordestino com um crescimento acima da média do País (15,1%)

Quando se trata de volume de vendas o Ceará também incremento de 14,3% | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto o resultado anual da produ??o industrial no Cear?, com crescimento de apenas 0,3%, trouxe preocupa??o para o governo estadual, o faturamento do com?rcio varejista em 2007, divulgado ontem pelo IBGE registrou alta de 15,8%.

A performance coloca o Estado com um crescimento acima da m?dia do Pa?s (15,1%). Na regi?o Nordeste, ocupa a 5? posi??o e no ranking nacional, fica na 13? coloca??o. Quando se trata de volume de vendas, o Cear? tamb?m apresentou incremento, ao fechar o ano com taxa de 14,3%, m?dia superior ? registrada no Brasil (13,5%). Em dezembro do ano passado, a receita nominal subiu 13,9% e as vendas, 10,6% ? isso representou um acr?scimo de 0,8% e 0,1%, respectivamente, quando comparado com igual m?s de 2006.

Para Francisco Jos? Moreira Lopes, chefe da Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica), ?estatisticamente, o resultado mostra uma boa evolu??o dos ?ndices, tanto em se tratando de receita nominal como de vendas?. ?O aquecimento do com?rcio ? decorrente especialmente da melhoria de cr?dito, principalmente em dezembro (13,9%)?, destacou. Segundo o IBGE, todas as atividades do varejo pesquisadas no Cear? apresentaram eleva??o de faturamento.

Setores

Os destaques ficaram por conta de Equipamentos e materiais para escrit?rio, inform?tica e comunica??o (44,61%), Material de constru??o (33,2%), Ve?culos, motocicletas, partes e pe?as (21,10%), Outros artigos de uso pessoal e dom?stico (17,57%), e Tecidos, vestu?rio e cal?ados (14,81%). Registraram tamb?m resultados positivos: M?veis e eletrodom?sticos (11,5%), Hipermercados e supermercados (10,43%), Artigos farmac?uticos, m?dicos, ortop?dicos, de perfumaria e cosm?ticos (10,95%), Combust?veis e lubrificantes (8,58%) e em menor impacto, Livros, jornais, revistas e papelaria (3,94%). Em termos de volume de vendas, as maiores altas ocorreram em Equipamentos e materiais para escrit?rio, inform?tica e comunica??o(76,10%), Ve?culos, motocicletas, partes e pe?as (21,3%) e M?veis e eletrodom?sticos (15,05%).

Lopes salientou tamb?m o excelente desempenho das vendas dos itens de inform?tica, escrit?rio e comunica??o. ?Este comportamento, bastante positivo, pode significar que a comercializa??o desses produtos est? muito din?mica?, disse.

No Pa?s

Em 2007, os indicadores nacionais ajustados sazonalmente obtiveram varia?es de 9,9% e 14,1%, para volume e receita, respectivamente. Nas demais compara?es (extra?das das s?ries sem ajustamento), as taxas para o volume de vendas foram de 9,0% sobre dezembro/06 e de 9,6% no acumulado do ano, segundo o IBGE. J? a receita nominal obteve taxas de 13,1% com rela??o a igual m?s de 2006.

Na rela??o dezembro07/dezembro06, todas as oito atividades do varejo obtiveram aumento no volume de vendas, cujas taxas, por ordem de import?ncia no resultado global, se estabeleceram em 5,6% para Hipermercados, supermercados, produtos aliment?cios, bebidas e fumo; 11,8% em M?veis e eletrodom?sticos; 17,4% para Outros artigos de uso pessoal e dom?stico.

Participaram ainda na forma??o do indicador nacional: Tecidos, vestu?rio e cal?ados (10,1%); Equipamentos e material para escrit?rio, inform?tica e comunica??o(38,4%); Artigos farmac?uticos, m?dicos, ortop?dicos, de perfumaria e cosm?ticos (12,2%); Combust?veis e lubrificantes ( 3,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria(6,1%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES