Fazenda Ipê, do Grupo Insolo, será a pioneira do país com 5G Agro; vídeos!

A antena 5G Agro proporcionará internet de maior qualidade, contribuindo na produção e desenvolvimento do agronegócio.

A antena 5G Agro proporcionará internet de maior qualidade, contribuindo na produção e desenvolvimento do agronegócio. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Presente na fazenda Ipê, pertencente ao Grupo Insolo, a Rede Meio Norte faz a cobertura da inauguração da primeira antena 5G Agro do país.  A solenidade no município piauiense de Baixa Grande do Ribeiro conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A antena 5G Agro proporcionará internet de maior qualidade, contribuindo na produção e desenvolvimento do agronegócio. É a partir dessa conexão que drones, chips, GPS e equipamentos como tratores poderão entrar em ação e enviar informações sobre comportamento e saúde do animal e manutenção de condições climáticas da lavoura, por exemplo.

Leia Mais

Com esse serviço, a digitalização do agronegócio ganha força e reforça o papel do Brasil como protagonista no cenário mundial de produção de alimentos a partir da redução de custos e diminuição de perdas na produção.

O acesso à internet no campo ainda leva cidadania, conhecimento e oportunidades aos produtores rurais das áreas mais remotas, assim como oportuniza aos produtores mais competitivos a implementação das tecnologias mais avançadas no que diz respeito à agricultura digital e de precisão.

Fazenda Ipê

Pertencente ao Grupo Insolo, a Fazenda Ipê é localizada nos municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, Estado do Piauí, em região singular de produção, a Ipê Agroindustrial apresenta regime hídrico privilegiado e logística diferenciada para acessar os principais centros consumidores do nordeste brasileiro e o porto de Ponta da Madeira. 

A Fazenda Ipê possui aproximadamente 58.424 ha, produzindo atualmente, soja, milho, arroz e algodão. A unidade possui capacidade de armazenagem estática de 102.800 toneladas de grãos, moderno centro de manutenção de máquinas e equipamentos, além de toda a infraestrutura de apoio tal como dormitórios, refeitórios e escritórios projetados em conformidade com os mais exigentes critérios de certificação de qualidade.

A Fazenda Ipê fica localizada a 679 km de Teresina e a 1.000 km da cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, onde se localiza o porto de Ponta da Madeira. Situa-se a 58 km da cidade de Tasso Fragoso, estado do Maranhão, onde tem ligação com a rodovia estadual pavimentada MA 006 e a 70 km da cidade de Baixa Grande do Ribeiro, estado do Piauí, onde tem ligação com a rodovia estadual pavimentada PI 392, que é rota de acesso para o porto de Ponta da Madeira e também os grandes centros consumidores do Nordeste do Brasil.

Fazenda Ipê, do Grupo Insolo, tem o pioneirismo nacional na tecnologia (Foto: Divulgação)

Revolução

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) destacou que o governo federal trabalha para que a tecnologia 5G chegue a todos os brasileiros. “Isso vai trazer melhoria no social, ambiental e na produtividade do agro brasileiro. Isto é o início de uma estrada do que virá para o futuro do agro brasileiro”, disse em recente agenda do MAPA.

A antena permite o sinal de internet em alta velocidade a partir de uma transmissão gerada pela própria estrutura. É o chamado 5G “pura” ou standalone.

O 4G revolucionou a vida das pessoas e o 5G vai revolucionar as indústrias. Para o agronegócio, que é quem está fazendo o nosso Brasil crescer, mesmo nessa crise, junto às telecomunicações, será um avanço gigantesco. O 5G vai fazer que o nosso agro vai crescer 20% a mais, em média, e esse leilão está muito próximo de acontecer. O 5G é um dos eventos mais importantes que ocorrerá nesse governo do Jair Bolsonaro e demonstra a preocupação desse governo com esse setor que alavanca a nossa economia”, ressaltou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

A fazenda produz algodão, soja, arroz e milho (Foto: Divulgação)

Cases

O monitoramento remoto, a partir de sensores, permite a medição da temperatura e avaliação das condições hídricas imediatas na plantação. Em simulação, foi possível acionar a irrigação em determinada área mesmo a quilômetros de distância.

Os tratores também estão conectamos. Ao comprar esse tipo de máquina, o produtor não adquire apenas o equipamento, mas um serviço conectado, que gera dados para aprimorar a produção. Pelo serviço digital inteligente, é possível que a fábrica preste manutenção no trator e atue como uma unidade de treinamento.

Grupo Insolo desenvolve políticas sociais

O Grupo Insolo, que comanda a Fazenda Ipê, é responsável por vários programas de caráter social, dentro e fora de suas dependências, atingindo mais de 1.200 colaboradores e dependentes; com os colaboradores e seus familiares contando com plano de saúde, médico e ambulatorial e seguro de vida em grupo.

Grupo aposta numa série de iniciativas sociais (Foto: Divulgação)A companhia também promove palestras educativas periódicas sobre temas diversos e programas de vacinação preventiva efetuados com a colaboração dos profissionais de saúde das comunidades onde atua.

Nesse âmbito, as unidades da empresa servem mais de 20.000 refeições mensalmente, contando com cardápios balanceados e supervisionados por nutricionista.

Empresa desenvolveu o projeto Formare em Baixa Grande do Ribeiro (Foto: Divulgação) Em 2012, o Grupo Insolo implantou o projeto FORMARE, concebido em 2011 em parceria com a Fundação IOCHPE, no município de Baixa Grande do Ribeiro, PI, onde levamos educação profissionalizante aos adolescentes das famílias menos favorecidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES