Feira agropecuária visa fomentar a produção de mel no Piauí

Em 2021 o Piauí foi responsável por cerca de 31,7% de todo o mel exportado durante o primeiro bimestre do ano.

Produção de mel | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção de Mel no Brasil vem crescendo expressivamente nos últimos anos. No ano de 2020 esta área teve um aumento de 12,5% em relação ao ano anterior, com uma produção estimada de 51,5 mil toneladas em todo o território nacional. No Piauí, mesmo com a pandemia da Covid-19, a produção tem se destacado nacionalmente.

Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Economia, no ano de 2021 o Piauí foi responsável por cerca de 31,7% de todo o mel exportado durante o primeiro bimestre do ano. Dentre os principais destinos do mel piauiense estão os Estados Unidos, Europa, Ásia e África.

Valorizar ainda mais a produção de mel no Piauí, e em todo o semiárido nordestino, é um dos objetivos da AGRO INOV TECH, feira que será realizada nos dias 16 a 18 de junho, na cidade de Picos. Para isso, o evento trará a jornalista e empreendedora Teresa Raquel, que é a primeira sommelier de mel no Brasil.

Qualidade do mel

Teresa é uma das palestrantes do evento e apresentará alguns pontos sobre a produção de mel no Piauí. A empreendedora, que também é apicultora, explica que o mel piauiense em especial tem tamanha qualidade por conta das condições do estado nesta área. "A qualidade é muito boa por conta das características do nosso estado e da organização dos apicultores para escoar a produção. Mas acho que ainda falta levar mais tecnologia, tanto no manejo dos apiários, como na parte de extração do mel e dos outros produtos apícolas. Acho que falta estrutura e inovação, acesso à tecnologia por parte dos apicultores, especialmente os pequenos" explicou.

Feira é oportunidade para conhecer apicultores do Estado

A empreendedora explica o debate será produtivo para poder compartilhar experiências com outros apicultores da região. "Acho que vai ser uma oportunidade muito interessante de conhecer os apicultores, compartilhar um pouco do que eu tenho vivido nessa área. Estou começando nessa área de apicultura, comparado com muitos apicultores que estão aí há muito mais tempo, mas eu trouxe um pouco do meu conhecimento, do que eu estudei que é comunicação, e como aplico isso para meu negócio e dá resultado" pontua.

Com o mercado de produção de mel crescendo, surgem muitos interessados em começar a produzir. Para poder aproveitar este momento positivo, Teresa explica que a comunicação é a chave. "Vou mostrar como que é a minha visão, de uma pessoa que chegou de fora, com outras visões em um mercado tão tradicional que é a apicultura. E agora a apicultura voltou a estar na moda, voltou a 'dar dinheiro' e ser rentável para o produtor, muita gente tem se interessado nisso e tem que se adaptar às novas demandas no mercado. E a comunicação é chave nessa questão de modernizar a marca e colocá-la no século vinte e um mesmo" finalizou.

O evento AGRO INOV TECH reunirá produtores de várias locais do Piauí. A feira promoverá, na Micro Região do Semiárido de Picos, conhecimento através da inovação tecnológica para o desenvolvimento das produções tanto do Mel, como do Caju, de Caprinos e Ovino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES