Fernando Borges assume interinamente a presidência da Petrobras

O provável substituto de José Mauro Coelho é Caio Paes de Andrade, que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro

Fernando Borges | Alaor Filho / Agência Petrobras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras vai ficar sob o comando, interinamente, do atual diretor executivo de Exploração e Produção da companhia, Fernando Borges. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (20) horas depois de anunciada a saída de José Mauro Coelho, que pediu demissão da Presidência e do Conselho de Administração da estatal.

Segundo comunicado da Petrobras protocolado junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Borges ficará na liderança da estatal até que um novo presidente seja eleito e empossado 

O provável substituto de José Mauro Coelho é Caio Paes de Andrade, secretário de Desburocratização do Ministério da Economia. Ele foi indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, mas a troca esbarrou nos trâmites legais definidos para a substituição.

Funcionário de carreira, Fernando Borges trabalha na Petrobras há quase 40 anos, tendo ocupado diversas funções gerenciais na área de Exploração e Produção, incluindo a Gerência Executiva de Libra e a Gerência Executiva de Relacionamento Externo.

Entre 2016 e março de 2020, Borges também atuou como Diretor no Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e desde abril de 2016 exerce, por indicação da Petrobras, a função de Diretor da Associação Brasileira de Empresas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás (ABEP).

Fernando Borges vai comandar interinamente a presidência da Petrobras Foto:  Alaor Filho / Agência Petrobras

Presidência da Petrobras no governo Bolsonaro

A Presidência da Petrobras ficou vaga no começo da manhã, quando foi formalizada a saída de José Mauro Coelho, que pediu demissão do cargo após cerca de um mês de constante pressão do governo. Ele foi o terceiro executivo a deixar a presidência da estatal no governo de Jair Bolsonaro

Coelho, que tomou posse em 14 de abril, comandou a Petrobras por 68 dias - foi o 2º menor tempo de gestão da estatal desde o fim da ditadura militar - e foi o terceiro executivo na Presidência da Companhia no governo Jair Bolsonaro.

A saída dele era aguardada desde o dia 23 de maio, quando o Ministério de Minas e Energia anunciou que seria realizada a terceira troca no comando da empresa. Na ocasião, a pasta alegou que "diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos".

Os dois executivos que antecederam José Mauro na presidência da Petrobras - Roberto Castello Branco e o general Joaquim Silva e Luna - também deixaram o comando da estatal diante pressão do próprio governo por conta da alta de preços dos combustíveis.

A política de preços da Petrobras segue a mesma adotada em 2016 pelo governo Michel Temer. Ela é submetida ao critério de paridade internacional, o que significa que os preços dos combustíveis levam em consideração a cotação do barril de petróleo no mercado internacional e, também, as oscilações do dólar.

O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, cobrou dos três executivos nomeados por ele para o comando da Petrobras que os preços dos combustíveis fossem contidos. Já de olho na reeleição, ele elevou o tom das críticas e chamou de "estupro" o lucro da estatal e pressionou a empresa a não aplicar reajustes.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES