Fernando Haddad decide antecipar nova regra fiscal para março

O projeto foi adiantado após uma conversa com a ministra Simone Tebet e o vice-presidente Geraldo Alckmin

Ministro da Fazenda Fernando Haddad | Washington Costa/MF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda Fernando Haddad afirmou nesta quarta-feira (15)  que a proposta para uma nova âncora fiscal será apresentada em março, antes do prazo final determinado pelo Congresso Nacional, que é em agosto. 

Ministro da Fazenda Fernando Haddad Foto: Washington Costa/MF

A proposta é para controlar os gastos públicos federais em substituição ao teto de gastos, em vigor desde 2017. 

Haddad  afirmou durante um evento promovido pelo banco BTG Pactual que o texto seria apresentado em abril para tramitar junto à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) no Congresso. Porém, o projeto foi adiantado após uma conversa com a ministra Simone Tebet e o vice-presidente Geraldo Alckmin — das pastas do Planejamento e Desenvolvimento, respectivamente.

Segundo o ministro, o objetivo da antecipação é aperfeiçoar o diálogo sobre a nova regra para o controle das contas públicas.

Nós vamos em março, provavelmente, anunciar o que nós entendemos que seja a regra fiscal adequada para o pais. O Congresso estabeleceu agosto, tínhamos puxado para abril por causa da LDO, mas a Simone ponderou, com razão, e Alckmin também, que para mandar pro Congresso junto com a LDO era bom a gente ter um período de discussão, porque nao tenho a pretensão de ser o dono da verdade.", disse. 

No evento, Haddad voltou a criticar o antigo modelo do teto de gastos ao dizer que sua equipe tem estudado "regras fiscais do mundo inteiro" e "documentos de todos os organismos internacionais".

Tem que ser demandante, rigoroso, exigente, mas um ser humano tem que conseguir fazer aquilo. Quando começa a projetar cenários irrealistas, vai perdendo credibilidade e interlocução, as pessoas não vão mais acreditar nisso."

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES