Fim de estoque com IPI reduzido faz comércio recuar em fevereiro

Segundo a Serasa Experian, a queda foi de 0,5% já descontados os efeitos sazonais

Na comparação com de fevereiro de 2012, no entanto, a alta é expressiva: 14,4% | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fim das promoções de carros em estoque com IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) antigo --vigente até 31 de dezembro-- pesou sobre a atividade do comércio em fevereiro e fez o movimento de consumidores nas lojas em todo o país cair ante janeiro.

Segundo a Serasa Experian, a queda foi de 0,5% já descontados os efeitos sazonais. Após ter tido uma alta de 10,9% em janeiro, último mês das promoções, o movimento de consumidores nas lojas especializadas de veículos, motos e peças recuou 2,1% em fevereiro.

Também contribuíram para o resultado negativo no mês passado os recuos de 1,6% no movimento nas lojas de material de construção, de 0,3% nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática e de 0,1% no de combustíveis e lubrificantes.

Tiveram resultados positivos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (0,9%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,7%).

Na comparação com de fevereiro de 2012, no entanto, a alta é expressiva: 14,4%.

O indicador de atividade do comércio da Serasa é calculado pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da consultoria. A amostra é composta por cerca de 6.000 empresas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES