Flagrantes de trabalho sem carteira cresce 83,5%

O número revela crescimento de 83,5% sobre os 1.242 flagrantes registrados pela SRTE em janeiro

Flagrantes de trabalho sem carteira cresce 83,5% | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O trabalhador cearense ainda enfrenta desrespeito a compromissos social e trabalhista. Relatório divulgado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), no Ceará, mostra que, em janeiro último, 2.279 empregados foram flagrados trabalhando sem carteira assinada nos três setores da economia no Estado. Eles tiveram a situação regularizada pela entidade.

O número revela crescimento de 83,5% sobre os 1.242 flagrantes registrados pela SRTE em janeiro de 2007, ano em que foram identificados 41.355 empregados trabalhando sem direitos mínimos assegurados, ou seja, sem o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Desse total, 12.491 trabalhadores sem carteira assinada, ou 30,2%, foram identificados no setor industrial, 7.287 (17,62%), na construção civil; 6.671 (16,13%), no comércio; 6.400 (15,5%), na agricultura e 3.672, ou o equivalente a 8,9%, no setor de serviços, ao longo de 2007.

Para o titular da SRTE, no Ceará, Papito de Oliveira, é contraditório ver lideranças empresariais e industriais falando em relações trabalhistas modernas, quando, por outro lado, os direitos básicos não são assegurados.Em janeiro deste ano, a lista das irregularidades trabalhistas foi puxada pelo setor comercial, com 614 casos, seguido pela construção civil, com 595 anotações, e a indústria, com 495 registros e conseqüentes regularizações.

No segmento financeiro foi onde se detectou o menor número de falta de registros trabalhistas ? uma em janeiro último, e 167 no ano passado. ´Há casos no comércio, em que as pessoas trabalham até 12 horas, por dia, sem receber horas extras´, criticou Oliveira.

De acordo com ele, muitos comerciantes fecham as lojas às 18 horas, mas obrigam o comerciário a trabalhar na arrumação da loja e das mercadoras, no fechamento do caixa etc, sem pagar nada a mais pelas horas extras trabalhadas.

Segundo o titular da SRTE, no Ceará, a situação já foi pior no passado. Eçe disse que, agora, alguns setores começam a melhorar. O que não ocorre, por exemplo, no setor da construção civil, no qual foram detectados, em janeiro de 2007, 316 trabalhadores sem carteira assinada. Já em janeiro último, o número pulou para 595, um acréscimo de 88,3%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES