Gol EcoMotion prometem redução de consumo de 10%

Versão mais econômica está disponível apenas para a quarta geração.

Gol | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Volkswagen e a Fiat são protagonistas de uma das disputas mais acirradas da indústria automobilística. E não é somente pela liderança do mercado nacional. Os carros chefes das duas marcas Gol e Palio, primeiro e segundo colocado no ranking dos modelos mais vendidos do país, encabeçam essa rivalidade.

Para atacar o reinado do hatch da Volkswagen, o Palio ganhou mais itens de série, versão mais econômica e o câmbio automatizado Dualogic, que dispensa o pedal da embreagem. A primeira resposta do Gol foi o lançamento de uma nova geração, em seguida o hatch adotou a tecnologia automatizada (a versão I-Motion) e agora a marca apresenta um Gol mais econômico.

O EcoMotion está disponível apenas com a carroceria da quarta geração e promete uma economia de até 10% de combustível a partir de R$ 27.530, com duas portas, e de R$ 29.300 com quatro portas. Para atingir a meta de redução de consumo, a fabricante alongou o diferencial do câmbio, mas a relação de marchas permanece a mesma. ?É como se tivéssemos pulado uma marcha?, explica o engenheiro responsável da companhia, José Loureiro.

Na prática, a alteração significa um pouco de perda de fôlego nas retomadas de velocidade e uma melhora na aceleração. De acordo com a Volks, a versão EcoMotion vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos. O motor 1.0 Flex de 71 cavalos com álcool precisou ser recalibrado para responder a nova relação da transmissão.

Os pneus foram substituídos por componentes mais finos e passam de 175X70, do modelo convencional, para 165X70. A pressão também foi alterada de 27 PSI para 39 PSI, na dianteira, e 32 PSI, na traseira. Para não comprometer a dirigibilidade, a fabricante adotou uma nova calibração dos amortecedores.

Com as modificações, a média de consumo, em uso misto, passa a ser de 17,3 km/l, com gasolina, e de 12 km/l, com álcool. Durante a avaliação, feita somente em estrada, rodamos 69,8 quilômetros com 5,48 litros de etanol, uma média de 12,73 km/l. Para orientar o motorista, há no centro do painel de instrumentos um indicador que aponta o consumo instantâneo em um gráfico de 0 a 30 km/l.

A nova versão é identificada visualmente pelo adesivo EcoMotion na tampa traseira e traz novas calotas e para-choque pintados na cor da carroceria. De série, o hatch vem equipado com ajuste manual de altura do banco do motorista e tomada de 12 volts. A extensa lista de opcionais inclui desde trio elétrico até rádio com conexão Bluetooth.

Como o pacote Trend não pode ser adaptado à versão econômica devido às rodas de 14 polegadas, a Volkswagen irá manter no mercado o modelo convencional, que custa exatamente o mesmo valor. A estratégia da marca em oferecer o Ecomotion apenas na quarta geração, que representa 20% das vendas da linha Gol, é atrair principalmente os frotistas, já que é o carro mais barato da marca no país e promete economia no bolso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES