Governador do Piauí sobre investimento público: “tem que ser alto”

Rafael Fonteles entregou a lista de prioridades ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Rafael Fonteles é o governador do Piauí | Régis Falcão/CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista à coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, o governador do Piauí Rafael Fonteles (PT), defendeu nesta terça-feira, 23 de maio, que o investimento público seja alto para que o setor privado acompanhe. O líder do Poder Executivo esteve reunido com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), onde elencou as prioridades para o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

Sem um orçamento definido ainda, a iniciativa federal visa alavancar os investimentos em obras, dinamizando a economia, gerando emprego e renda

Leia Mais

"É extremamente importante ter um programa de infraestrutura. Já se investiu mais de R$ 120 bilhões por ano. No ano passado, menos de R$ 20 bilhões foram investidos. Todos nós sabemos que o investimento privado é de maior monta, mas se você não tem um governo investindo em infraestrutura, você não alavanca o investimento privado", indicou Fonteles ao periódico. 

O líder piauiense cravou. "Sou da tese de que o investimento público tem que ser alto para que o privado seja ainda maior".

Ademais, o governador revelou que as prioridades apresentadas pelo Estado à Costa estão dispostas nas áreas de rodovias, obras hídricas (adutoras e barragens), além do projeto de ligação multimodal (rodovias, ferrovia e hidrovia) no Sul do Piauí, integrando com o Porto de Luís Correia, em que o Executivo prevê a entrega de uma etapa até dezembro. 

Com experiência na área fiscal, ao comandar a Secretaria de Fazenda do Piauí e também presidir o Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), o governador elogiou a proposta de arcabouço fiscal, apresentada pela equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que está prestes a ser votada na Câmara dos Deputados. 

"É uma matéria importantíssima, a ser apreciada logo. Acho que o ministro Fernando Haddad e sua equipe acertaram no texto, o fundamental é sinalizar estabilidade da dívida sem prejudicar os programas sociais e de infraestrutura que foram colocados na campanha do presidente Lula", finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES