O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) apontou que não é justificável o aumento nos combustíveis no país, frisando que será feita uma fiscalização para apurar reajustes indevidos.
A apuração em todo o país foi solicitada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, ao secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.
Leia mais
Rafael Fonteles anuncia criação da Secretaria das Relações Sociais
Rafael Fonteles empossa seu secretariado no Centro de Convenções; assista!
Governador Rafael Fonteles inicia os trabalhos no Palácio de Karnak
A elevação não tem justificativa, pois o presidente Lula assinou a Medida Provisória nº 1.157, que prorrogou por 60 dias a isenção dos impostos PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol. No que se refere ao diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha), a desoneração será até o fim de 2023.
Rafael Fonteles quer fiscalização contra alta indevida (Foto: Jorge Bastos)"Foram mantidas do mês passado pra esse mês as mesmas condições. Inclusive vi que vai haver uma fiscalização e nós aqui no estado iremos contribuir também pra essa fiscalização, pra entender o que que está havendo pra não prejudicar o consumidor. Então isso é uma fiscalização que nós vamos fazer constantemente para garantir que o preço cobrado na bomba seja o preço justo com base na legislação", sinalizou o líder estadual.