Governo do Piauí regulamenta Fundo para obras de infraestrutura logística

O FDI permite a cobrança de até 1,65% do valor de produtos destinados ao exterior ou que tenham o fim específico de exportação.

Governo do Piauí regulamenta Fundo para obras de infraestrutura | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles (PT) regulamentou no início deste mês novos artigos relativos a legislação sobre o controle das operações com destino à exportação ou equiparadas à exportação e da lei que institui o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística (FDI/PI), conhecido popularmente como Fundo Agro, vinculado à Secretaria de Fazenda, destinado a financiar o planejamento, estudos, execução, acompanhamento e avaliação de obras e serviços de infraestrutura logística em todo o território piauiense. O projeto havia sido aprovado em dezembro do ano passado na Assembleia Legislativa do Piauí e segue o disposto noutros entes federativos pelo país.

A atualização na legislação dispõe que visando o controle das operações com destino à exportação (ou equiparadas à exportação) e a comprovação da efetiva exportação fica exigido o pagamento do ICMS relativo a cada operação ou prestação, no momento da saída da mercadoria do estabelecimento remetente, por meio de documento de arrecadação distinto, cujo comprovante de recolhimento deve acompanhar o documento fiscal que acobertar a operação ou prestação, garantida a restituição do valor do imposto pago após a comprovação da efetiva exportação.

Leia Mais

Rafael Fonteles regulamentou novos artigos da legislação sobre o FDI no Piauí (Foto: CCOM)O valor do ICMS estipulado deve ser obtido por meio da aplicação da alíquota prevista para as operações internas com a mercadoria objeto da operação sobre: o valor constante de ato normativo que disponha sobre preços referenciais de mercado expedido pela Secretaria da Fazenda, vigente no último dia do mês anterior ao da saída da mercadoria; ou o valor da operação, quando inexistir valor estabelecido para a mercadoria, objeto da operação.

Na regulamentação, o Governo indica que o contribuinte pode, mediante credenciamento em regime especial de tributação, em substituição ao valor pago com o ICMS a cada operação ou prestação, optar pelo pagamento de contribuição ao FDI. A contribuição prevista fica dispensada nas hipóteses em que o correspondente pagamento já houver ocorrido em operações anteriores com a mercadoria objeto da exportação.

O FDI permite a cobrança de até 1,65% do valor de produtos destinados ao exterior ou que tenham o fim específico de exportação. Na ocasião das discussões na Casa Legislativa, o deputado João Mádison (MDB) disse que o agronegócio piauiense gera muitos empregos e acredita que a melhor forma de salvaguardar essa verba seria em fundo próprio, não enviando-a para a conta única do governo do estado, mas que daria esse voto de confiança e que vai fiscalizar.

Soja é o principal produto de exportação do Piauí (Foto: Wenderson Araújo/CNA)Cabe indicar que constituirão receitas do FDI/PI: a contribuição exigida no âmbito do ICMS, como condição para a fruição, nas hipóteses definidas como benefício ou incentivo fiscal; e regime especial que vise o controle das saídas e produtos destinados ao exterior ou com fim específico de exportação; dotações orçamentárias do Tesouro Estadual.

Incluem-se ainda transferências realizadas por instituições governamentais e não-governamentais, nacionais ou estrangeiras, desde que destinados ao desenvolvimento de suas atividades específicas; entre outras.

A contribuição não poderá exceder o percentual de 1,65% sobre o valor da operação com as mercadorias discriminadas em regulamento; ou por unidade de medida adotada na comercialização da mercadoria.

A administração do Fundo será realizada por um Conselho Gestor, a quem competirá a definição da política de investimentos, a sua revisão e avaliação periódicas; a elaboração e aprovação do Plano de Aplicação de recursos para cada exercício; a deliberação sobre a alienação ou exploração comercial de bens móveis ou imóveis integrados ao seu patrimônio, cujos resultados deverão se reverter ao Fundo; a suspensão, ou restrição, temporária ou indefinidamente, parcialmente ou na sua totalidade, da utilização dos recursos do Fundo, com o objetivo de proteger o seu patrimônio; além, claro, da elaboração do Regimento Interno do FDI.

O Conselho Gestor será composto pelos secretários de Fazenda, Governo e Planejamento, contando ainda com a participação de representantes da sociedade civil. A Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI) integrará também o Conselho Gestor. O presidente será o líder da pasta da Fazenda.

Outros Estados já possuem ação similar

No Tocantins, desde 2019 está regulamentada a lei que instituiu o Fundo Estadual dos Transportes (FET); no ano passado, a Assembleia Legislativa do Estado, inclusive, aprovou o ajuste do imposto para os produtos destinados à exportação, passando de 0,2% para 1,2%, a anuência dos parlamentares ocorreu em dois turnos.

O Estado integra a fronteira agrícola do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A lei 3617/19 impacta operações de saídas interestaduais ou com destino a exportação, bem como nas operações equiparadas a exportação de produtos de origem vegetal, mineral ou animal.

Grande exportador brasileiro, Goiás também aprovou a criação do Fundeinfra, que terá a finalidade de captar recursos financeiros para o desenvolvimento econômico do Estado. O novo fundo se concentrará na obtenção e na gestão de recursos oriundos da produção goiana agrícola, pecuária e mineral e, também, das demais fontes de receitas definidas nele, com contribuição de no máximo 1,65%.

Acrescenta-se que ele implementará, no âmbito estadual, políticas e ações administrativas voltadas para infraestrutura agropecuária; modais de transporte; recuperação, manutenção, conservação, pavimentação e implantação de rodovias; sinalização, artes especiais, pontes e bueiros; e edificação e operacionalização de aeródromos.

Durante a apresentação da proposta, o Governo de Goiás sinalizou que a instituição do fundo decorre sobretudo da redução das receitas estaduais, o que tem dificultado a manutenção dos projetos pensados para a área em que a autarquia atua. “Consequentemente, a necessidade de prosseguimento e evolução das políticas públicas para a circulação dos cidadãos, dos bens e dos serviços, inclusive para a produção agrícola, pecuária e mineral, motivam a busca de recursos ora proposta”.

Mato Grosso adotou fundo em 2000

No entanto, a experiência mais antiga vem do maior produtor agro do país: Mato Grosso. Há 23 anos, o Estado criou o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), e projeta arrecadar mais de R$ 3,2 bilhões. O Fethab é maior entre os fundos que taxam o agro no país, servindo como modelo para o implementado em Goiás.

Criado na gestão do ex-governador Dante de Oliveira, o fundo passou por adequações ao longo dos anos. A contribuição não é obrigatória, mas é atrelada à obtenção de benefícios fiscais, em Mato Grosso, ao ICMS.

Outros Estados também começaram as discussões relativas a taxa para a criação do Fundo, no Paraná, o governador Ratinho Júnior (PSD) chegou a enviar a matéria à Assembleia em 2022, no entanto, com a pressão do setor, a proposta foi retirada das discussões.

No caso paranaense, a proposta então defendida pelo Governo, versava para a criação do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística do Estado (FDI-PR); o projeto imporia novas taxas sobre a comercialização de commodities.

No texto, a matéria disciplinava que cada produto teria de contribuir para o fundo. Na soja, por exemplo, seriam 32,66%. Para o milho, o projeto fala em 14,95%. Cabeça de bovino macho (42,18%), cabeça de bovino fêmea (33,84%), trigo (18,5%), mandioca (11,22%), suínos (4,78%), cana-de-açúcar (1,36%), toras de madeira (0,71%) e frango (0,09%) são outros itens mencionados para uma futura taxação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES