Greenspan critica Bush e elogia Bill Clinton

Greenspan critica Bush e elogia Bill Clinton

Greenspan critica Bush e elogia Bill Clinton | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos Estados Unidos, um livro que ainda nem chegou ?s lojas j? est? criando alvoro?o. O autor ? Alan Greenspan, o homem que comandou o Banco Central americano por quase duas d?cadas. No livro, Greenspan elogia o governo de Bill Clinton e critica George W. Bush por ter aumentado o d?ficit fiscal dos EUA.

Mesmo fora da presid?ncia do Federal Reserve h? 18 meses, Greenspan mostrou que mant?m a capacidade de provocar abalos com o que diz e com o que escreve.

Em um dos trechos do livro, Greenspan afirma: ?Todo mundo sabe que o motivo da guerra do Iraque ? o petr?leo?, algo que muitos j? disseram, ningu?m com tanta autoridade. Greenspan acusa o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de jamais ter vetado obras e programas propostos por parlamentares do partido dele, o Republicano. O objetivo seria manter o partido no poder. Isso fez crescer o d?ficit fiscal ? os gastos acima da arrecada??o.

A Casa Branca respondeu que Bush trabalhou ao lado do Congresso para manter os gastos dentro dos limites. Greenspan, que ? republicano, conclui: o partido abandonou seus princ?pios em nome do poder e mereceu ter perdido as elei?es legislativas do ano passado.

Para piorar as coisas para Bush, um dos presidentes que Greenspan mais elogia ? o antecessor, Bill Clinton, um democrata. Diz que uma das marcas do governo dele foi um consistente e disciplinado foco no crescimento econ?mico de longo prazo.

O livro ganha ainda mais relev?ncia porque chega ao p?blico na v?spera de o Banco Central americano decidir se corta a taxa de juros para combater os efeitos do fim da bolha imobili?ria. Alan Greenspan atacou problemas semelhantes cortando juros.

Por mant?-los muito baixos durante muito tempo, ? acusado de ter contribu?do com o crescimento desenfreado do pre?o dos im?veis, o que acabou resultando nessa crise. A d?vida do mercado ? se o atual presidente do Banco Central, Ben Bernanke, vai ou n?o seguir a receita de Greenspan.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES