Greve dos servidores do Banco Central pode impactar funcionamento do PIX

Na greve a lei de serviços essenciais será respeitada, mas muitos atrasos ou interrupções poderão ocorrer.

Transferência em pix | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A greve anunciada pelos servidores do Banco Central (BC) pode impactar o funcionamento de serviços como as transações via pix. Esta paralisação é por tempo indeterminado e houve adesão majoritária dos servidores, que se reuniram em assembleia virtual para decidir. Foram 90% dos votos favoráveis dentre 1.300 presentes e a reinvindicação é por reajuste salarial de 26,3% mais reestruturação das carreiras de analistas e técnicos do órgão.

Fábio Faiad, presidente do Sindicato dos servidores do BC (Sinal), destaca que a paralisação respeitará a lei de serviços essenciais. Entretanto, as transações via pix não fazem parte da regra. Assim, como em relação às demais atividades, há risco de atrasados ou mesmo interrupções nas transferências por esta modalidade.

“Na greve, a lei de serviços essenciais será respeitada. Mas o pix e diversas outras atividades do BC não estão nessa lei. Portanto, muitos atrasos ou interrupções poderão ocorrer (não podemos ainda antecipar quais)”, escreveu em comunicado divulgado na manhã desta terça (29).

Isso acontece porque o Pix é um sistema que é originado do BC. “O BC alimenta e as outras instituições se acoplam a ele e avançam. Então o atendimento a dúvidas, plantões, monitoramento para evitar ataque de hackers, apoio, suporte de informática é dado pelo Banco Central e essas coisas podem não acontecer e, portanto, podem acontecer atrasos e interrupções parciais no sistema”, disse Faiad.

Leia Mais

Serviços podem ficar mais lentos Em fevereiro, categoria orientou operação tartaruga

As negociações entre os servidores do BC e o governo se estendem desde o início do ano, sem que haja avanço.

Em fevereiro a categoria chegou orientar uma operação padrão, também conhecida como operação tartaruga, sem interrupção de serviços essenciais. Seguiram-se conversas entre entre os representantes dos funcionários do BC e o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, que levou a questão ao presidente Bolsonaro.

A greve para março era ameaçada desde o ano passado quando o governo anunciou reajuste salarial unicamente para os funcionários da segurança pública, onde se encontram uma base forte de apoiadores do presidente Bolsonaro. Eles garantiram a fatia de R$ 1,7 bilhão para reestruturação de vencimentos dentro do Orçamento de 2022.

O último ato ocorreu no dia 17 de março, quando houve uma paralisação das 14h às 18h. Desde então são sentidos impactos nos serviços de atendimento, além de atraso na divulgação de boletins e taxas importantes. “Apostamos no diálogo ainda, apesar das dificuldades. Contudo, se o governo não negociar, a greve vai ser pra valer a partir do dia 1º de abril”, acrescentou Faiad.

Nenhuma proposta apresentada

Representantes estiveram com Roberto Campos Neto, presidente do BC, no último sábado (26), mas nenhuma proposta oficial foi apresentada. Faiad classifica as tratativas com o órgão como “um fiasco” e afirma que até o momento as negociações estão paradas e sem expectativas de reuniões próximas.

Essa é a terceira categoria que anuncia greve neste mês para reivindicar reajuste salarial. Os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciaram greve na quarta (23) e os funcionários do Tesouro Nacional pararam suas atividades na sexta-feira passada (26). 

Diferença entre Pix e outros meios de transferência e de pagamento

O Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.

As transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC). O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. 

A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. 

Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para instituição de pagamento, entre outros.

As transações de pagamento por meio de boleto exigem a leitura de código de barras, enquanto o Pix pode fazer a leitura de um QR Code. A diferença é que, no Pix a liquidação é em tempo real, o pagador e o recebedor são notificados a respeito da conclusão da transação e o pagamento pode ser feito em qualquer dia e horário.

As transações de pagamento utilizando cartão de débito exigem uso de maquininhas ou instrumento similar. Com Pix, as transações podem ser iniciadas por meio do telefone celular, sem a necessidade de qualquer outro instrumento.

O Pix tende a ter um custo de aceitação menor por sua estrutura ter menos intermediários.

Mais detalhes sobre a diferenciação entre o Pix e os demais meios de transferência e de pagamento podem ser visualizadas na FAQ do Pix.  Para esclarecimento de mais dúvidas, informações no site do Banco Central.

(Fonte: Congresso Em Foco e Banco Central)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES