Greve nos Correios completa oito dias em todo Brasil

Segundo a empresa, 34% dos carteiros de todo o Brasil estavam de braços cruzados nesta terça-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A greve de funcion?rios dos Correios completou nesta ter?a-feira oito dias com a ades?o de mais um Estado, segundo a Fentect (Federa??o Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Tel?grafos e Similares). A entidade contabiliza 24 Estados mais o Distrito Federal paralisados, com a adi??o dos trabalhadores do Mato Grosso ? paralisa??o.

A assessoria de imprensa da ECT (Empresa de Correios e Tel?grafos), por?m, informa ades?o ? greve em 20 Estados, al?m do Distrito Federal, mas admite oscila??o no n?mero. Segundo os Correios, n?o est?o em greve Amap?, Esp?rito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima e Tocantins.

Segundo a empresa, 34% dos carteiros de todo o Brasil estavam de bra?os cruzados nesta ter?a-feira. Al?m disso, a empresa informou que segundo contagem feita ontem, das cerca de 7.000 ag?ncias do pa?s, 435 n?o cumpriram a liminar do TST (Tribunal Superior do Trabalho) que determina que pelo menos 50% dos funcion?rios trabalhem. Se descumprida a ordem, a pena ? de multa di?ria de R$ 30 mil.

A estimativa ? que por conta da greve, 60 milh?es de objetos n?o tenham sido entregues aos seus destinat?rios.

Jos? Gon?alves, um dos representantes da Fentect no comando de greve, afirmou que a categoria deu in?cio ontem a um recurso em que pede a suspens?o da liminar do TST. Sobre o balan?o divulgado hoje, afirmou desconhecer o n?mero. "? muito dif?cil a gente controlar, s?o muitas unidades no pa?s", afirmou.

Reivindica??o

A categoria reivindica, segundo a Fentect, o cumprimento integral de um acordo assinado em novembro de 2007. Os principais pontos n?o cumpridos seriam a incorpora??o de 30% de adicional de periculosidade nos sal?rios, negocia??o do plano de carreira e participa??o nos lucros.

Por sua vez, os Correios afirmam que o compromisso foi cumprido e mant?m o posicionamento de cortar o ponto dos grevistas.

Por meio de nota divulgada na segunda-feira, os Correios afirmam que "a ECT empenhou todos os esfor?os no sentido de atender as reivindica?es de seus empregados". "Os Correios contam, agora, com o bom senso de seus empregados para que retornem ao trabalho, mantendo os interesses da sociedade acima dos interesses pessoais."

Concilia??o

Na manh? de ontem (7), a audi?ncia de concilia??o entre o sindicato e os Correios foi suspensa sem uma defini??o sobre a greve.

O presidente do TST, ministro Rider Nogueira de Brito, prop?s intermediar pessoalmente a negocia??o mediante a volta de todos os funcion?rios da empresa ao trabalho. Duas reuni?es semanais, de acordo com a proposta, seriam realizadas at? o fim de julho entre as partes. Por?m, Correios e sindicalistas n?o chegaram a um acordo, e a audi?ncia no TST ser? retomada no pr?ximo dia 15.

A falta de acordo sobre o fim definitivo da greve manteve a liminar do TST, que determina que pelo menos 50% dos funcion?rios dos Correios retomem o trabalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES