IMEPI apresenta balanço de fiscalização em postos de combustíveis

Foram fiscalizados 51 postos de combustível da capital e 20 depósitos de gás

Postos de combustível | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI) apresentou nesta segunda-feira, 19, na Câmara Municipal de Teresina, o resultado da fiscalização realizada em postos de combústiveis e revendoras de gás da capital no período de 25 de fevereiro a 7 de abril.

Segundo o diretor-presidente do Imepi, Maycon Danilo, foram fiscalizados 51 postos de combustíveis da capital e 20 revededoras de gás. As empresas irregulares já foram autuadas e multadas com valor que vai de R$150 a R$1,5 milhão.

Postos de combustível foram fiscalizados (Divulgação)

Em Teresina, Maycon Danilo informa que há em Teresina 380 postos de combustíveis e 70 depósitos de gás cadastrados. No âmbito estdual sõ 1518 postos de combustíveis. "Fizemos uma amostragem de 51 postos de combustíveis e 20 depósitos de gás da capital", diz.

Maycon diz que há dois tipos de fiscalização.  Primeiro, todos os postos do Piauí são fiscalizados pelo Imepi, em princípio é feito uma aferição, observa se todos os instrumentos estão regulares, o selo é então colocado para o ano de atividade. "Se verificamos que há alguma irregularidade, no momento da aferição é feita a autuação", diz.

Maycon diz que entre as irregularidades ha divergência do volume e preço e ocorre quando o display ainda contabiliza, mas o combustível não está indo para o tanque. Há também questão de lacres violados, o que gera prejuízos ao consumidor.

Para Maycon, a fiscalização visa a proteção do consumidor e também estimular a competitividade. "Uma empresa que comete irregularidade pode oferecer preço mais em conta", explica, enfatizando que quem trabalha de forma correta não vai ter como competir. "A fiscalização não é para criar uma indústria de multa, mas proteger o consumidor, manter a boa relação comercial no Estado e a competitividade entre as empresas", afirma.

Maycon explica que o consumidor deve ficar atento na hora de abastecer, observar a capacidade do tanque de gasolina e o consumo litro por quilômetro. Ele explica ainda que há uma tolerância permitida, de cada 20 litros de gasolina, a tolerância é de 60 ml ocasionada por uma série de fatores,como evaporação.

Com relação ao gás de cozinha, o consumidor paga por 13 kg de produto. O recipiente tem peso variado e qualquer irregularidade, o consumidor pode recusar o produto e entrar em contato com o IMEPI pela Ouvidora no telefone 0800 218 1411.

O IMEPI, segundo Maycon Danilo, atua em todo o Estado, com 15 equipes de fiscalização. Além da sede em Teresina, há uma filial em Parnaíba. "Trabalhamos muito para fiscalizar todos os postos de gasolina e depósitos de gás", informa.

"Nesta pandemia, observamos todos os protocolos sanitários", diz, enfatizando que houve uma redução no número de fiscais, mas a atividade foi realizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES