Índice de atividades turísticas cresce 29,1% no Brasil, diz Ministério

Os dados de janeiro de 2022 foram 1,1% maior do que dezembro de 2021, impulsionados pelos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e pelo Distrito Federal

Atividade turística | Divulgação MTUR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na comparação entre os meses de janeiro de 2022 e de janeiro 2021, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 29,1%. O percentual, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é três vezes maior do que o registrado no mesmo período por todo o setor de serviço (9,5%). Segundo o estudo, o número foi impulsionado, principalmente, pelos segmentos de transportes aéreo e rodoviário coletivo de passageiros, hotéis, restaurantes e locação de automóveis.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o índice é mais um indicativo de que o setor segue retomando suas atividades. “O nosso governo trabalhou e continuará trabalhando para que este setor continue passando por esta pandemia com todo o apoio possível. Falta pouco para chegarmos aos índices pré-pandemia, mas não descansaremos enquanto esse dado não for ultrapassado. Seguiremos trabalhando por um turismo forte”, pontuou o ministro.

Quando analisado por estado, Minas Gerais (49%) e Rio Grande do Sul (40,8%) aparecem no topo dos que mais avançaram. Na sequência, aparecem São Paulo (38,9%), Bahia (21,2%) e Rio de Janeiro (12,6%). Apesar dos altos índices, quando comparados com o mesmo período dos últimos anos, o turismo baiano (-3,9%) e o mineiro (-2,4%) tiveram queda em relação a dezembro de 2021. Já o Brasil cresceu 1,1%, oitava taxa positiva nos últimos nove meses.

Ministério diz que turismo no Brasil está perto do nível pré-pandemia (MTur)

Turismo em alta

Em 2021, o Brasil encerrou o ano com alta de 21,1% no Índice de Atividades Turísticas, confirmando a tendência de recuperação do setor. Dados que refletem a movimentação de turistas no Brasil corroboram as perspectivas de recuperação do setor. Ao longo de 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por exemplo, mais de 62,5 milhões de pessoas foram transportadas nos aeroportos do país, número que representa um crescimento de 20,4% na comparação com o ano anterior (51,9 milhões de passageiros).

Pesquisa

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES