Indústria de calçados brasileira redescobre mercado interno e amplia produção

Com crise abrandada, setor se volta ao Brasil para atender demanda.

Sandálias. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A indústria de calçados brasileira está redescobrindo o mercado interno neste ano, com o abrandamento da crise econômica mundial que refletiu no país. Neste primeiro semestre, o varejo registrou um crescimento real - descontada a inflação ? de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o presidente da Francal, a maior feira do setor da América Latina, Abdala Jamil Abdala.

O empresário atribui o resultado ao aumento do poder de compra dos consumidores brasileiros e à melhora da qualidade dos calçados à venda no país. ?Nossa produção tem aumentado consideravelmente. Ainda que não tenhamos os resultados fechados, sabemos que houve evolução. O mercado interno está sustentando a indústria [de calçados].?

O crescimento da produção voltada para o mercado interno verificada nos últimos meses também se deve à medida antidumping adotada pelo governo brasileiro, segundo Abdala. Há pouco mais de quatro meses, foi aprovada, em caráter definitivo, a aplicação da tarifa antidumping sobre a importação de calçados chineses. A medida vale por cinco anos e estipula alíquota de US$ 13,85 pelo par de calçado trazido da China.

A partir dessa medida, as vendas para as grandes redes de lojas instaladas no país, que antes preferiam importar da China, já substituem seus fornecedores pelos brasileiros.

Com a demanda interna aquecida, as indústrias já começam a ampliar sua capacidade produtiva. A Goóc, fabricante de sandálias ecológicas, já anunciou que vai duplicar uma de suas três fábricas, que fica em Brotas, no interior do estado de São Paulo, para atender a demanda interna pelos seus produtos.

?Hoje nós conseguimos atender apenas dois terços da procura, que tem subido cada vez mais?, disse o fundador da empresa, o vietnamita Thái Quang Nghiã.

Segundo Nghiã, a intenção da empresa é dobrar o número de peças produzidas mensalmente até outubro. Atualmente, são fabricadas 300 mil sandálias por mês. Daqui a dois anos, a proposta é ainda mais arrojada. O fundador disse que quer aumentar a produção para 1 milhão de pares mensais. Para a empresa, o mercado interno representa 97% de suas vendas.

?Até 2014, estamos prevendo um aumento de 25% por ano, fazendo com que possamos nos posicionar como referência no segmento de calçado verde [ecológico]?, disse Nghiã.

Mão de obra

Reflexo de todo esse incremento apresentado pelo setor é a falta de mão de obra. Durante a crise, que fez com que empresas demitissem milhares de funcionários no país, os trabalhadores acabaram migrando para outros tipos de atividade e, agora, as indústrias sofrem com a falta de profissionais

Comércio exterior

As vendas para o mercado externo também estão animando a indústria brasileira. De janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2009, foi registrado um crescimento de 12,1% no faturamento (US$ 627,6 milhões) do setor. Quanto ao número de pares exportados, o incremento chegou a 21,4% de janeiro a maio deste ano, 69,4 milhões, em comparação ao ano

anterior, segundo Abdala.

?A tendência é de recuperação do mercado externo. Também temos de ficar atentos a isso.?

Se antes os maiores importadores dos produtos brasileiros eram os EUA, agora, América Latina e Oriente Médio despontam como grandes apostas do mercado interno. No passado, as exportações para os Estados Unidos representam 90%. Atualmente, chegam a apenas 25%.

?Estamos conquistando pequenos clientes. Eles são pequenos, mas juntos representam uma enorme fatia?, disse Abdala. Hoje, o Brasil exporta seus produtos para cerca de 30 países.

?Esse é o quinto ano que participo da feira. Sou atraído principalmente pela qualidade e pelo conforto dos produtos brasileiros e pela moda, que aqui sempre está à frente. Costumo sair daqui com bons negócios?, disse o importador Jose Salcedo, dono da loja Calzados Balderrama, na Bolívia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES