Ipea: Inflação atinge os mais pobres em abril e vai a 12,7% em 12 meses

Ao longo dos quatro primeiros meses de 2022, o segmento de renda muito alta percebe uma inflação de 3,7%, contra 4,5% de renda muito baixa.

Inflação pesa no bolso dos mais pobres em abril segundo o Ipea | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo informado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta segunda-feira (16), alta de preços foi de 1,06% para famílias de renda mais baixa no mês de abril. Para a faixa de renda mais alta, a variação de preços foi de 1,00% no mesmo período.

Leia Mais

"Enquanto a elevação dos preços dos alimentos no domicílio foi o principal fator de pressão inflacionária para as três classes de renda mais baixa no mês, para os outros três segmentos de renda os aumentos do grupo 'transportes' foram os que tiveram maior impacto", apontou a técnica Maria Andreia Parente Lameiras, autora da Carta de Conjuntura do Ipea.

Inflação pesa no bolso dos mais pobres em abril segundo o Ipea (Foto: Divulgação)Ao longo dos quatro primeiros meses de 2022, o segmento de renda muito alta percebe uma inflação de 3,7%, contra 4,5% de renda muito baixa.

No mês de abril, a faixa de renda mais baixa sofreu pressão no aumento de preços em mantimentos como arroz (2,2%), feijão (7,1%), macarrão (3,5%), batata (18,3%), leite (10,3%), frango (2,4%), ovos (2,2%), pão francês (4,5%) e óleo de soja (8,2%), assim como do encarecimento de 6,1% dos medicamentos.

No grupo de renda mais elevada, o maior impacto partiu do grupo transportes, devido aos reajustes das passagens aéreas (9,5%), transporte por aplicativo (4,1%), gasolina (2,5%), etanol (8,4%) e diesel (4,5%).

Durante 12 meses terminados em abril, a inflação do grupo de renda muito baixa foi de 12,7%, contra 10,85 de famílias de renda alta. No acumulado em 12 meses, a inflação percebida pelo grupo de renda muito baixa foi 17,6% maior do que a sentida pela alta renda, segundo o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda.

Famílias com renda mais baixa sofreram com o aumento do preço dos alimentos (Foto: Divulgação)O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e usado pelo Ipea para fazer o cálculo da inflação por faixa de renda, foi de 1,06% no mês de abril e de 12,13% em 12 meses.

O indicador do Ipea separa por seis faixas de renda familiar as variações de preços medidas pelo IPCA. Os grupos vão desde uma renda familiar menor que R$ 1.726,01 por mês, no caso da faixa com renda muito baixa, até uma renda mensal familiar acima de R$ 17.260,14, no caso da renda mais alta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES