Ipea volta a prever avanço de 11,6% do PIB do agro em 2023

Segmento vegetal deve liderar a expansão, avalia o instituto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A expectativa para o desempenho do setor agropecuário é de elevado crescimento em 2023, após uma queda da atividade econômica setorial em 2022. Um estudo divulgado nesta sexta-feira (25/3) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a estimativa de aumento no valor adicionado (VA) da agropecuária neste ano foi mantida em 11,6%. A projeção do VA da produção vegetal permaneceu em 14,2% de alta, enquanto a previsão para a produção animal foi revista de 1,6% para 0,8%, conforme o gráfico abaixo:

Segundo o Ipea, a atualização dos pesos dos componentes do setor agropecuário após a divulgação dos resultados no ano passado e a compensação nas revisões das estimativas para 2023 por segmento na produção vegetal motivaram a manutenção da projeção para este ano. 

Ipea volta a prever avanço de 11,6% do PIB do agro em 2023 (Foto: Helio Montferre/Ipea)

A participação da produção vegetal aumentou significativamente nos últimos anos e hoje corresponde a cerca de 80% do VA do setor agropecuário. Sendo assim, a alta elevada da produção vegetal em 2023 passou a ser mais significativa do que os pesquisadores do Ipea José Ronaldo Souza Júnior e Pedro Garcia, autores do estudo, haviam previsto anteriormente, na nota nº 26 da Carta de Conjuntura nº 57.

Na produção vegetal, as novas estimativas para as produções de milho e café na safra 2023/2024 compensaram a revisão para baixo na produção de soja e mantiveram o VA do setor com alta de 11,4%. Para este ano, a soja deve ter crescimento de 21,3%, o milho de 10,2%, e o café de 5,7%. As projeções para a produção de arroz e trigo, no entanto, são de queda de 6% e 13,8%, respectivamente.

A revisão menos otimista para a produção animal em 2023 é justificada por uma desaceleração no crescimento da produção de suínos e na manutenção de um cenário adverso para a de leite. Sendo assim, houve revisão para baixo nos dois segmentos: suínos (crescimento de 5% para 2,2%) e produção de leite (alta de 1,3% para queda de 1,4%). Entre os demais produtos da pecuária, as projeções atualizadas apontam avanços: bovinos (de 2,4% para 2,6%), aves (de 3,5% para 4,4%) e ovos (de 1,9% para 3,2%).

O resultado previsto para o setor agropecuário em 2023 é condicionado, principalmente, à estimativa positiva para a soja. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita está praticamente encerrada em Mato Grosso, principal estado produtor, e encontra-se acima de 80% em Goiás. Até o momento, a probabilidade de que essa projeção permaneça em um patamar próximo de um crescimento de 20% é elevada. Mas uma nova revisão da safra de soja no Rio Grande do Sul é o principal risco de uma redução na estimativa da produção brasileira desse grão em 2023. A melhora nas condições climáticas na região, nas últimas semanas, é um fato positivo no impacto das restrições hídricas no Sul do país. 

O efeito da suspensão de embarques da carne bovina para a China – principal destino das exportações brasileiras – e a possibilidade de um novo ano significativamente negativo para a produção do leite são fatores que merecem atenção em 2023. Como não se sabe quando será revogada a suspensão das exportações da carne bovina pelo governo federal após a confirmação, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ainda não é possível mensurar o impacto sobre as vendas ao exterior e a produção dessa proteína animal.

Em 2022, o VA do setor agropecuário recuou 1,7%, motivado pela quebra da safra de soja (produto com maior peso) e pela redução de 5,3% na produção de leite. A safra da soja caiu 11,4% no ano, com fortes reduções em estados que figuram entre os cinco maiores produtores. Os outros quatro segmentos mais importantes da produção vegetal (milho, café, cana-de-açúcar e algodão) tiveram variações positivas, o que ajudou a compensar parcialmente o impacto negativo da soja. Na produção animal, com exceção do leite, todos os segmentos apresentaram crescimento no ano, com destaques para bovinos e suínos, que avançaram 6,9% e 5,5%, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES