IR 2021: Quando e quanto vou receber de restituição?

Restituições começam a ser pagas em maio e último lote está previsto para 30 de setembro. Valores são corrigidos com base na taxa Selic acumulada até a liberação do dinheiro. Veja simulações do valor a ser recebido de acordo com a faixa de renda.

IR | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No momento em que o contribuinte preenche a declaração do Imposto de Renda, ele já descobre se tem ou não direito a restituição. Se resultado informado pelo programa for "Imposto a restituir", o valor será devolvido na conta bancária indicada para a Receita Federal. O prazo para o envio da declaração vai até 31 de maio.

Neste ano, o calendário de restituições do Imposto de Renda deste ano começará no final de maio. O primeiro lote está programado para o dia 31 de maio, com o último dos 5 lotes previsto para 30 de setembro.

Pelas regras, no entanto, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Atualmente, a taxa básica de juros está em 2,75% ao ano. Pela projeção do mercado financeiro, a taxa básica de juros fechará 2021 em 5,25% ao ano.

Declaração do Imposto de Renda pode ser feita até 31 de maio de 2021

Veja o calendário de restituições

1º lote: 31 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 30 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 30 de setembro

Terão prioridade no recebimento os idosos, portadores de deficiência, portadores de doenças graves e professores.

Exemplos do cálculo do imposto e do valor da restituição

O imposto de renda é calculado com base na soma de todos os rendimentos tributáveis e na faixa de renda do contribuinte. Já a eventual restituição é a devolução do montante a mais pago ou retido na fonte antes da declaração de ajuste anual.

Importante que se saiba que os valores do imposto devido e da eventual restituição irão depender sempre não só do total de rendimentos e das alíquotas como também da quantidade de fontes pagadoras, número de dependentes e total de despesas passíveis de dedução.

Pela tabela em vigor e que não é corrigida desde 2015, a mordida mensal retida pela Receita é calculada com base em alíquotas de 7,5%, 15%, 22,5% ou 27,5% sobre o valor dos rendimentos, descontada a parcela dedutível (desconto fixo) para cada faixa de rendimento.

Para os contribuintes com mais de uma fonte pagadora, a declaração de ajuste anual pode resultar em mais imposto a pagar em vez de dinheiro a ser restituído. Isso porque ao somar todos os rendimentos anuais, a pessoa pode cair em uma faixa de tributação maior do que a aplicada nos descontos mensais de cada um dos empregos.

Cuidados na hora da declaração

A Receita lembra que os valores das restituições são pagos nos lotes tradicionais somente se não houver inconsistências na declaração. Caso haja algum erro, ou pendência, a declaração é retida em malha fina para verificação é só é liberada após correção (por meio de declaração retificadora), ou apresentação de documentação pelo contribuinte.

A Receita Federal lembra que o contribuinte pode receber aviso do pagamento da restituição no celular. Para tanto, é preciso instalar o App Pessoa Física e optar pelo serviço. Dessa forma, quando a restituição for enviada para a conta informada na declaração, o dispositivo receberá o alerta: "Restituição enviada para o banco".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES