Juro de 13,75% impede brasileiros de comprar, diz Luiza Trajano

Na sexta-feira (24), durante evento sobre o setor de varejo, ela afirmou não ser possível deixar a taxa no nível em que está.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, a empresária Luiza Trajano, se juntou a uma série de empresários que manifestaram preocupação com o nível elevado da taxa básica de juros.

Na semana passada, antes da reunião do Banco Central, ela afirmou à Rádio CBN não entender por que a taxa básica saiu de 2% para mais de 13% ao ano diante da queda no consumo e disse esperar uma sinalização do BC de que a Selic vá cair em breve. O Copom (Comitê de Política Monetária), no entanto, não deu esse sinal, e ainda afirmou na quarta-feira que os juros podem subir novamente, se necessário.

Juro de 13,75% impede brasileiros de comprar, diz Luiza Trajano | Foto:World Economic Forum/Benedikt von LoebellNa sexta-feira (24), durante evento sobre o setor de varejo, ela afirmou não ser possível deixar a taxa no nível em que está. "Um país como nosso vive de renda e de crédito, a renda vem do emprego e o emprego vem da venda. O crédito com 13,75% não tem cabimento, ninguém pode comprar produto a prazo", criticou.

A decisão do Copom já havia sido alvo de manifestações de preocupação de vários empresários na noite de quarta, como mostrou a coluna Painel S.A. Entre eles, Ricardo Lacerda (BR Partners), Flavio Rocha (Riachuelo), Laercio Cosentino (Totvs) e Alexandre Ostrowiecki (Multilaser).

Na segunda-feira (20), às vésperas do Copom, um seminário do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) virou palco para críticas à política monetária por parte de economistas, empresários e políticos. O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Josué Gomes da Silva, chegou a dizer que as taxas de juros no Brasil são "pornográficas" e incompatíveis com a situação fiscal do país.

Em nota divulgada na quarta-feira, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) afirmou que a decisão do Copom foi equivocada.

A entidade afirmou que o comitê do Banco Central deveria ter iniciado o processo de redução da Selic nesta semana, e disse esperar que esse processo se inicie na próxima reunião do comitê, marcada para os dias 2 e 3 de maio.

"A confederação acredita que a manutenção da taxa de juros é, neste momento, desnecessária para o combate à inflação e apenas traz custos adicionais para a atividade econômica", disse a CNI. "A Selic está há mais de um ano em patamar alto o suficiente para contrair a atividade econômica e desacelerar a inflação."

A CNI afirmou ainda que é preciso que o governo tenha cautela na condução dos gastos públicos, para evitar que a taxa Selic permaneça em patamar alto, com prejuízo para a atividade econômica.

A Firjan (federação das indústrias do Rio de Janeiro) afirmou que o elevado patamar da taxa de juros tem imposto severos sacrifícios à atividade econômica e representado entrave para as condições de crédito, prejudicando os investimentos das empresas e o consumo das famílias.

"No entanto, a federação reforça que, para que a redução da taxa Selic ocorra de forma responsável, é preciso que as incertezas no âmbito das contas públicas sejam superadas e que a ancoragem das expectativas de inflação em torno da meta esteja garantida."

O Copom não cedeu à pressão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para redução dos juros e manteve na quarta-feira (22) a taxa básica (Selic) em 13,75% ao ano.

Sem adotar um tom mais brando, como esperavam alguns analistas, a autoridade monetária não deu sinais de que pretende cortar a taxa em maio e manteve a mensagem sobre a possibilidade de voltar a elevá-la, caso o processo de desinflação não transcorra como esperado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), criticou a decisão do Copom e disse considerar "muito preocupante" o tom do comunicado do Banco Central.

Diante de incertezas fiscais e de ruídos gerados por falas de Lula e do primeiro escalão do governo contra o BC, as expectativas de inflação dos analistas do mercado para prazos mais longos pioraram.

Também na quinta, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, disse que a aprovação da proposta de uma nova regra fiscal para o Brasil, que está sendo elaborada por Haddad, pode abrir espaço para a redução responsável de juros pelo BC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES