Juros altos? Previsão do mercado para 2022 é ainda pior; entenda o motivo

De acordo com a projeção, a taxa básica da economia deve subir dos atuais 6,25% para 7,5% ao ano

Juros devem subir após Guedes flexibilizar teto de gastos | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central ( BC) com as previsões do mercado, prevê um aumento ainda maior na taxa básica de juros Selic em 2021 e 2022. A Selic é definida pelo Banco Central para tentar conter a inflação.

De acordo com a projeção, a taxa básica da economia deve subir dos atuais 6,25% para 7,5% ao ano - uma alta de 1,25 ponto percentual. A expectativa era de que esse crescimento fosse inferior a 1%.

Juros devem subir após Guedes flexibilizar teto de gastos 

O mercado financeiro também elevou de 8,25% para 8,75% ao ano a previsão para a Selic no fim de 2021. E, para o fim de 2022, os economistas do mercado financeiro subiram a expectativa para a taxa Selic de 8,75% para 9,5% ao ano, o que pressupõe alta do juro básico da economia também no próximo ano.

A previsão de alta de juros acontece em um contexto de instabilidade econômica, após o Ministro da Economia, Paulo Guedes, propor flexibilizar o teto de gastos (mecanismo que limite o aumento da maior parte das despesas à inflação do ano anterior).

O objetivo da flexibilização é ampliar e garantir o Auxilio Brasil. No entanto, o tema tem sido motivo de divergências e levou a uma debandada de secretários do Ministério da Economia. Quatro nomes fortes da equipe de Guedes pediram demissão na semana passada.

Na opinião de alguns especialistas, é possível incrementar o programa social sem estourar o limite para despesas. E apontam que as emendas parlamentares seriam um dos destinos dos recursos extras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES