Juros do cartão de crédito caem após 33 meses de estabilidade

Em resposta à pressão do governo, Caixa e Banco do Brasil anunciaram diminuições de até 40% para o rotativo do cartão de crédito

Cartões de crédito | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sexta redução da taxa de juros média para pessoas físicas neste ano mostrou pela primeira vez uma queda nos custos de uso do cartão de crédito, estável há 33 meses.

A queda reflete o esforço dos bancos públicos para atacar a única linha voltada a consumidores ainda inalterada --entre seis pesquisadas pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças)-- desde a movimentação do setor financeiro para diminuir o custo financeiro no país, iniciado em abril.

Em resposta à pressão do governo, Caixa e Banco do Brasil anunciaram diminuições de até 40% para o rotativo do cartão de crédito no início de setembro. Ambos já haviam forçado mudanças em outros produtos de crédito, como o financiamento de veículos.

Diante do esforço, a taxa média para o cartão caiu de 10,69% em agosto para 10,41% ao mês em setembro, o menor nível desde junho de 2008 (10,4% ao mês), de acordo com a pesquisa mensal da Anefac.

Todas as outras linhas apuradas no levantamento também recuaram no último mês e derrubaram, assim, a taxa média geral para pessoas físicas ao menor nível histórico da pesquisa, em 5,81%, ou 96,93% ao ano. Esta é a primeira vez que a taxa média fica abaixo de 100% ao ano em toda a série.

A Anefac espera novas reduções nos próximos meses puxadas pela melhora da economia, maior competição no setor e melhora nos índices de inadimplência.

A entidade lembra ainda que alguns cortes para os juros do cartão de crédito já anunciados passam a valer apenas a partir deste mês.

Considerada uma linha de fácil acesso, a modalidade é apontada como grande vilã ao bolso dos brasileiros.

Para evitar uso inadequado, especialistas recomendam que os consumidores não tenham mais de um cartão de crédito e que tentem acompanhar a fatura pela internet para pagar à vista.

Caso a dívida já tenha sido contraída, a dica é trocá-la por uma mais barata, como o crédito consignado.

VEJA AS TAXAS DE JUROS PARA PESSOAS FÍSICAS



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES