Lagoa do Barro do Piauí está entre 100 com maior PIB per capita do País

No PIB dos Municípios 2019 divulga nesta sexta-feira, 17, aponta o Piauí como estado com maior concetração de valor gerado pela pecuária

Energia eólica | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan) divulgaram nesta sexta-feira, 17, o resultado das Contas Regionais, apresentando o Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 por Município. Que apresenta uma análise do desempenho econômico, a partir da caracterização dos maiores e menores Produto Interno Bruto (PIB) e aponta que o município de Lagoa do Barro tem um dos 100 maiores PIB per capita do país, com a geração de energia eólica. Em 2019, o PIB nominal do Piauí foi de R$ 52,7 bilhões

No Piauí, 4,5% dos municípios concentram 61,9% do produto gerado em 2019 e concentram ainda 40,8% da população e os dados de 2015 a 2019 apresentam uma tendência de  desconcentração da produção econômica no período de 2015 a 2019.

Piauí se destaca na produção de energia eólica

Outro destaque importante no relatório de 2019, no PIB dos Municípios, é que o Piauí é o estado com maior concentração do valor gerado pela pecuária e a administração pública é a principal atividade econômica dos municípios piauienses.

População

O estudo aponta que Teresina, com 41,7%, concentra a maior parte da população, que soma 864.845, as cidades de Parnaíba,Picos,Uruçuí,Floriano concemtram13,2% da população,chegando a 312.793. Os demais municípios concentram 45,1%, somando 2.095.589.

O PIB dos Municípios traz ainda informações sobre a queda na produção agrícola em que os municípios do Piauí, em 2019, sofreram queda no PIB em 2019.

O mapa também traz o município de Luzilândia com o setor industrial que representa 55% de sua principal atividade. Em Baixa Grande do Ribeira, a agropecuária responde por 66,6% da economia e em Uruçuí, o mesmo setor responde por 35,9%.

O PIB do Piauí no período de 2015 a 2019 está centrado nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Uruçuí, Floriano, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Piripiri, Campo Maior, Guadalupe e os municípios que experimentaram os maiores crescimentos no período foram Lagoa do Barro do Piauí, João Costa, São João do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia e Júlio Borges. A principal atividade econômica foi a geração de energia elétrica solar e eólica, com exceção de Júlio Borges, que se destacou pela extração de calcário e dolomita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES