Lockdown em Xangai contra Covid-19 gera protestos e afeta a economia

A cidade sofre a pior onda de covid desde o início da pandemia e o lockdown está forçando grande parte dos 25 milhões de habitantes a ficar dentro de casa.

Xangai é afetada por novo surto da Covid-19 | Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Xangai, a capital econômica da China vive um novo surto da Covid-19. O lockdown total da cidade de Xangai começou no início de abril e começou a gerar revolta nos moradores e afetar setores econômicos. Principalmente após das medidas restritivas impostas pelas autoridades. 

Nos últimos dias, imagens de trabalhadores em trajes de proteção brancos selando entradas de conjuntos habitacionais e fechando ruas inteiras com cercas verdes viralizaram nas redes sociais. A situação gerou revolta da população, provocando novos protestos públicos. A informação é da Reuters. 

A cidade sofre a pior onda de covid desde o início da pandemia e o lockdown está forçando grande parte dos 25 milhões de habitantes da cidade chinesa a ficar dentro de casa.  

 

Impacto econômico mundial

A metrópole chinesa não é apenas um centro financeiro global, mas também um dos portos de carga mais importantes para o comércio internacional. No entanto, o confinamento tem dificultado a chegada dos caminhões para levar as mercadorias a outros locais ou distribuí-las às fábricas próximas. Muitas indústrias, como a Volkswagen e a Tesla, tiveram que interromper suas atividades.

"As restrições afetam principalmente as estradas de entrada e saída do porto, resultando em um acúmulo de contêineres e uma redução de 30% na produtividade", explica Mike Kerley, gerente de investimentos da empresa Janus Henderson, em reportagem da BBC.

Soma-se a isso a carência de trabalhadores portuários para processar os documentos necessários para que os navios desembarquem suas mercadorias ou façam a inspeção de saída. Agora os barcos também estão se acumulando na costa e nos canais ao redor do porto esperando o sinal verde para atracar.

Milhares de contêineres estão se acumulando no porto, colocando mais uma vez a cadeia de suprimentos global em xeque justamente quando os analistas estavam confiantes em sua recuperação após a pandemia.

Consequências para a economia global

As consequências globais são cadeias de suprimentos tensas, fluxo lento de importações e aumento da inflação.

"Há muita preocupação de que as exportações sejam afetadas e do impacto inflacionário no mundo, inclusive na América Latina, que é um grande parceiro comercial da China", diz Alicia García-Herrero, economista-chefe para Ásia-Pacífico do banco de investimentos Natixis, em reportagem da BBC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES