MA espera boa safra de arroz em 2008

Produtores de arroz do Maranhão estão contentes com o desenvolvimento das lavouras

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Produtores de arroz do Maranh?o est?o contentes com o desenvolvimento das lavouras. A chuva est? ajudando e eles esperam uma boa safra.

O agricultor Francisco das Chagas ? produtor de arroz do vale do rio Mearim, um p?lo arrozeiro localizado no nordeste do Maranh?o. Ele est? otimista por causa do clima. ?Se tiver chuva a gente tem uma planta sadia. Tem como ele enraizar e ter for?a?, falou.

A fartura de chuvas favoreceu bem as lavouras de arroz no cerrado maranhense, tanto que os agricultores est?o se gabando da safra que v?o colher este ano.

Esse ? o caso do agricultor Cl?vis Bernardi, que semeou 330 hectares de arroz. Ele espera colher uma m?dia de 55 sacas por hectare. O dobro da m?dia do Estado.

?Todos os dias est? chovendo normal, at? acima da m?dia. Isso ? bom porque ? uma cultivar de irriga??o que a gente est? plantando sequeiro e fica ?gua dentro. Quanto mais chuva melhor?, disse Bernardi.

Os agricultores maranhenses devem colher este ano 690 mil toneladas de arroz. Safra igual a do ano passado, segundo estimativas da Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento.

A grande procura no mercado mundial est? mexendo com os pre?os inclusive no Brasil. A saca de arroz com casca est? sendo comercializada a uma m?dia de valores 23% superiores aos do ano passado.

Seu agostinho j? negociou parte da safra a sessenta centavos o quilo.

O agricultor Agostinho da Silva j? negociou parte da safra por R$ 30,00 a saca de 50 quilos. Est? feliz da vida. ?Devido ? procura, quando come?amos a colher j? temos comprador querendo negociar. Ent?o, a gente planta j? sabendo para quem vai vender. Essa ? a vantagem que nos temos aqui hoje?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES